Notícias
Notícias
Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2021 às 14:30:00
Retrospectiva 2021: estudantes e professores da rede estadual carimbam conquistas em feiras, olimpíadas e concursos durante o ano
Professores e alunos da rede estadual se destacaram em premiações como olimpíadas, feiras, torneios, concursos, e demais projetos que visam reconhecer, incentivar a participação e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento

Um ano de muitas conquistas com muitos significados. Foi assim que os professores e alunos da rede estadual se destacaram em premiações como olimpíadas, feiras, torneios, concursos, e demais projetos que visam reconhecer, incentivar a participação e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Dentre os eventos que Sergipe carimbou presença e reconhecimento, estão a Feira STEM Brasil, Fulbright DAI, Olimpíadas de Inglês, Febrace, Cienart, Jornada de Empreendedorismo Pense Grande, Torneio de Educação Financeira, entre outros.

Com os objetivos de identificar, valorizar e dar visibilidade à produção audiovisual, literária e artística dos estudantes matriculados na rede pública estadual, bem como promover reflexões e difundir os protocolos voltados à prevenção e combate à Covid-19, o primeiro Concurso Audiovisual e Literário promovido pela Seduc premiou seis estudantes esse ano. Na categoria Redação, os destaques foram: em 1º lugar Alice Mendonça Mota, do Colégio Estadual João XXIII (Ribeirópolis); em 2° Jaqueline Nascimento Araújo, do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura (Itabi); e em 3º Rayssa Silva Santos, do Colégio Estadual Senador Walter Franco (Estância). Já na categoria Audiovisual são eles: em 1º lugar Everton Luiz Melo Santos, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa (Aracaju); em 2º Marina Andrade Mendonca, e em 3º Annie Beatriz Silva de Almeida, Escola Estadual 8 de Julho (Aracaju).

A iniciação científica é uma das grandes motivadoras da comunidade estudantil. É nesse ritmo que os alunos têm logrado êxito em feiras e olimpíadas, a exemplo dos estudantes Alisson Souza da Cruz e Paulo Souza dos Santos, que com o projeto Tecnologia Alternativa e Sustentável no Combate à Mosca-negra-dos-citros, venceram em 2021, a 3ª Feira Nacional de Ciências e Tecnologia Dante Alighieri, na categoria Ciências Agrárias, recebendo medalhas de ouro e um troféu, além de terem sido credenciados para participar da Expo Nacional Milset Brasil, que será realizada no Ceará. Na Febrace, eles receberam os prêmios de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Destaque Unidades da Federação (Sergipe) e também na categoria Ciências Agrárias, em 4º lugar. A Feira Brasileira de Jovens Cientistas também teve espaço para a equipe sergipana, sendo reconhecida na revista Scientific American, como Destaque em Divulgação Científica, e o segundo lugar geral na categoria Ciências Agrárias.

Continuando no segmento científico, alunos da rede estadual também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo, quatro estudantes foram pré-selecionados para a Fase Online dos Treinamentos de 2022, cujos selecionados irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. São eles: Shakira Alves de Melo, do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, (Itabaianinha); Stephanie Lorrane de Souza Farias, do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto); Marcelo Fernando Rezende Neto, Centro de Excelência Abdias Bezerra (Ribeirópolis), e Giovanna Ribeiro Nunes da Paixão, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima (Itabaiana). Além desses alunos, a estudante Emilly Vitória Leite Rezende, também do Nestor Carvalho Lima (Itabaiana), ganhou medalha de ouro na prova teórica e, juntamente com sua colega, Alice Santos Vasconcelos, ganhou medalha de bronze na prova prática.

Mais uma aluna destaque em projetos científicos é a jovem Nallanda Victoria dos Santos Martins, egressa do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, em Umbaúba, que entre 2020 e 2021, conquistou diversos prêmios em equipe, além da menção honrosa, concorrendo individualmente, na segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, na categoria ensino médio, iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A décima primeira edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart) premiou alunos de 22 escolas estaduais. No período de 29 de novembro a 2 de dezembro, em plataforma virtual, os alunos se debruçaram nas apresentações dos seus projetos em três categorias. Os destaques foram para os estudantes das seguintes unidades de ensino: na categoria Ciência e Tecnologia - Ensino Médio, o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, de Umbaúba, ficou em 1º lugar; o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, em Canindé de São Francisco, e o Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves, de Nossa Senhora das Dores, ficaram empatados em 2º lugar; já na categoria Arte, o Centro de Excelência Dep. Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, garantiu o 1º lugar; e o Conservatório de Música de Sergipe, em Aracaju, alcançou a 3ª colocação.

Empreendedorismo social e Educação financeira são outros conceitos bastante trabalhados pelos estudantes da rede estadual. Com o projeto Meliponicultura, os alunos Venícius Soares dos Santos, Maria Rita Nascimento dos Santos e Edileide dos Santos, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, localizado no Sul Sergipano, venceram a jornada de empreendedorismo do Programa Pense Grande, o Demoday Sergipe. Eles criaram um plano de negócios voltado para incentivar a criação de abelhas, conservando as espécies nativas e sensibilizando a comunidade para a importância da preservação dessa biodiversidade.

Já os alunos do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, foram premiados no Torneio Nacional de Educação Financeira, organizado pela XP Investimentos e Chat Class. São eles: Victor Cardoso de Souza Santos, que recebeu medalha de prata e ficou na 6º colocação geral do Nordeste, dentre os 6.729 alunos na competição nacional; Iasmim Santana dos Santos, que ficou em 12º lugar geral do Nordeste; e Sabrina Andrade, na 15º colocação do Nordeste. No mesmo torneio, a jovem Naelly Oliveira, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, ocupou a 15ª colocação na região Nordeste.

Na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), os alunos Taciane Gonçalves da Silva, Elky Riany Barbosa Lima e Jeison Barros dos Santos, do Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, conquistaram medalha de prata. Os jovens participaram de seis fases online da competição, além da final na qual fizeram uma prova dissertativa também de forma virtual. A iniciativa foi realizada pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) e direcionada aos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas e particulares do país.

Outra iniciativa que premiou as comunidades escolares foi o concurso Pintando Muros, lançado pela Seduc, com o objetivo de acolher os alunos no retorno às aulas presenciais, e de fomentar a produção artística nas escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe. Os murais tiveram seus temas definidos em conjunto com a comunidade escolar, a fim de melhor representar a identidade da escola, sem restrição de dimensão ou linguagens artísticas. Foram produzidos em formatos de pintura, mosaico e colagem, além de técnicas alternativas descritas no projeto. A obra não precisou ser inédita, bastou apenas ser uma representação da coletividade escolar e ter seguido as diretrizes do edital. Ao todo, foram classificados dez trabalhos, que seguiram para votação popular no Instagram da Educação Sergipe. Confira o ranking das escolas na ordem de premiação: Centro de Excelência Vitória de Santa Maria (Aracaju), com 4.499 votos; Escola Estadual Professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral (Propriá), com 3.226 votos; e o Colégio Estadual Almirante Barroso (Muribeca), com 2.858 votos.

 

 Professores

 

Esse ano os professores também tiveram muito que comemorar, a exemplo de Ruam Potter, que leciona a disciplina de Inglês, no Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores. O professor sergipano é um dos quatro selecionados no Brasil para o programa de intercâmbio nos Estados Unidos, do programa Fulbright DAI/2022, iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal realizarem um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos EUA, visando, entre outros objetivos, fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.

Outro professor da rede estadual que se destacou em 2021 foi Fábio Fontes de Oliveira, que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Professor Francisco Portugal, em Aracaju, contemplado no Prêmio Suraya Darido, durante o Congresso Internacional de Educação Física Escolar. Ele desenvolveu o e-book “O Jogo no I Ciclo do Ensino Fundamental: unidade didática visando à aprendizagem dos estudantes”, fruto da dissertação de mestrado, que teve como propósito investigar a aprendizagem do conteúdo Jogo nas aulas de Educação Física no ciclo de sistematização da identidade dos dados da realidade.

Com o projeto ‘Direito ao projeto de vida para um futuro melhor em contexto para o adolescente em conflito com a lei’, a professora Marcela Santos Almeida, do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, foi contemplada no 2° Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Fundamental II. O trabalho que mereceu reconhecimento foi desenvolvido no mês de janeiro de 2021, com os 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, anos finais, do Núcleo de Educação da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), que faz parte do Colégio Estadual Prof. Antônio Fontes Freitas. As atividades desse projeto tiveram dois objetos de conhecimentos gerais relacionados com “Projeto de vida”, que abordaram os temas: Construção de identidade e Desenvolvimento humano: as competências socioemocionais.

Ainda dentro da temática de Projeto de Vida, mais três professores se destacaram, desta vez no prêmio “Reconhecimento Docente 2021”, ação que partiu do processo formativo de Professores Multiplicadores Pense Grande Projeto de Vida, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo (FTV), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e execução do Instituto Paramitas. São eles: Adriana Ferraz de Brito, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba; Ana Mere da Silva, do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, em Malhador; e Lindeval Alves da Cruz, do Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, em Tobias Barreto. O objetivo foi reconhecer e dar visibilidade aos professores que, no decorrer de 2021, realizaram a multiplicação em Projeto de Vida, desenvolveram, aperfeiçoaram ou fomentaram nos jovens competências e habilidades que os possibilitam construir seus projetos de vida, por meio de suas aulas.

O processo de reconhecimento contou com a participação de 10 professores finalistas. Além dos premiados, tiveram suas práticas avaliadas os seguintes educadores: Jeocástria Rezende dos Santos, do Colégio Estadual Professor Genaro Dantas Silva (Pinhão); Vera Lúcia Blinofi Cruz dos Santos, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado (Estância); Morgana Catherine Leite Santos, do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek (Nossa Senhora do Socorro); Rita de Cássia Dias de Oliveira Carvalho, do Colégio Estadual Dionizio Machado (Indiaroba); Janicleia Santos de Santana Andrade, do Colégio Estadual Professor João de Oliveira (Poço Verde); Maria de Lourdes da Silva Santana, do Colégio Estadual Profa. Maria Conceição de Santana (General Maynard); e Gilliard dos Santos, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa (Propriá).

Quem também subiu ao pódio em 2021 foi o professor de Biologia e Projeto de Vida, Marcos Antônio Goes Costa, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim. Com um trabalho voltado para o estudo do aspecto socioemocional dos estudantes em face dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, ele conquistou o terceiro lugar na categoria Saúde da Feira Stem Brasil 2021. A iniciativa da Educando visa destacar e premiar projetos educacionais de aplicação prática nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, promovendo assim o compartilhamento de boas práticas nas áreas STEM que envolvam as metodologias ativas.

As Ciências Humanas têm lugar cativo nas premiações deste ano. A professora Eliana Dias Ferreira Oliveira, que leciona no Colégio Estadual Professora Maria Conceição de Santana, em General Maynard, no Leste sergipano, venceu o Prêmio Nacional de Dissertação Destaque do ProfHistória, e obteve o 3º lugar com a dissertação intitulada Ponteiros da Memória: Educação Patrimonial no Ensino de História em Sergipe. Ela utilizou o Largo da Gente Sergipana, monumento que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. No ponto turístico, é possível visitar as oito estátuas que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas: Lambe-sujo e Caboclinho, Bacamarteiro, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieiras e São Gonçalo.

Outro professor de História destaque em 2021, Luiz Antônio Pinto Cruz, que leciona nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, participou de dois importantes projetos relacionados à participação de Sergipe e do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ele foi convidado pela Marinha do Brasil para organizar um dossiê intitulado “A Batalha do Atlântico na Costa do Brasil”. O dossiê procura entender como se deu a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mostrando que o ponto de partida foi o torpedeamento de navios mercantes na costa de Sergipe. Como o professor é especialista nessa área, ele foi convidado pela Marinha, juntamente com a sua orientadora, professora Lina Maria Brandão de Aras, para organizar o dossiê. Historiadores, militares e civis do Brasil e de Portugal mandaram 32 artigos e os professores Luiz Antônio e Lina Maria tiveram que analisar e escolher 10 para serem publicados.

O projeto Tramas de Sergipe, idealizado pela professora Jeane Caldas, técnica pedagógica da Seduc, lotada no Serviço de Educação do Campo e da Diversidade (Secad), foi vencedor do Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural, na categoria Educação, que contou com a votação dos 39 membros da Academia de Letras de Aracaju (ALA). O projeto, desenvolvido no ano passado, teve como objetivos promover o hábito da leitura e escrita e, sobretudo, homenagear a Sergipanidade e os 200 anos de emancipação política do Estado de Sergipe, levando para o YouTube os mais variados gêneros da literatura para dialogar com os estudantes da Rede Pública Estadual e público interessado.

As olimpíadas de conhecimento também premiaram os professores da rede estadual, como a Olimpíada de Inglês. A professora Rubnigna de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, localizado em Canindé do São Francisco, ficou o 2º lugar; e o professor Américo Nascimento Silva, do Colégio Estadual Quilombola 03 de Maio, situado no Povoado Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande, em 3° lugar, na segunda edição da competição. O objetivo desta ação é democratizar o ensino bilíngue utilizando tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos, juntamente com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Retrospectiva 2021: estudantes e professores da rede estadual carimbam conquistas em feiras, olimpíadas e concursos durante o ano
Professores e alunos da rede estadual se destacaram em premiações como olimpíadas, feiras, torneios, concursos, e demais projetos que visam reconhecer, incentivar a participação e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento
Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2021 às 14:30:00

Um ano de muitas conquistas com muitos significados. Foi assim que os professores e alunos da rede estadual se destacaram em premiações como olimpíadas, feiras, torneios, concursos, e demais projetos que visam reconhecer, incentivar a participação e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Dentre os eventos que Sergipe carimbou presença e reconhecimento, estão a Feira STEM Brasil, Fulbright DAI, Olimpíadas de Inglês, Febrace, Cienart, Jornada de Empreendedorismo Pense Grande, Torneio de Educação Financeira, entre outros.

Com os objetivos de identificar, valorizar e dar visibilidade à produção audiovisual, literária e artística dos estudantes matriculados na rede pública estadual, bem como promover reflexões e difundir os protocolos voltados à prevenção e combate à Covid-19, o primeiro Concurso Audiovisual e Literário promovido pela Seduc premiou seis estudantes esse ano. Na categoria Redação, os destaques foram: em 1º lugar Alice Mendonça Mota, do Colégio Estadual João XXIII (Ribeirópolis); em 2° Jaqueline Nascimento Araújo, do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura (Itabi); e em 3º Rayssa Silva Santos, do Colégio Estadual Senador Walter Franco (Estância). Já na categoria Audiovisual são eles: em 1º lugar Everton Luiz Melo Santos, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa (Aracaju); em 2º Marina Andrade Mendonca, e em 3º Annie Beatriz Silva de Almeida, Escola Estadual 8 de Julho (Aracaju).

A iniciação científica é uma das grandes motivadoras da comunidade estudantil. É nesse ritmo que os alunos têm logrado êxito em feiras e olimpíadas, a exemplo dos estudantes Alisson Souza da Cruz e Paulo Souza dos Santos, que com o projeto Tecnologia Alternativa e Sustentável no Combate à Mosca-negra-dos-citros, venceram em 2021, a 3ª Feira Nacional de Ciências e Tecnologia Dante Alighieri, na categoria Ciências Agrárias, recebendo medalhas de ouro e um troféu, além de terem sido credenciados para participar da Expo Nacional Milset Brasil, que será realizada no Ceará. Na Febrace, eles receberam os prêmios de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Destaque Unidades da Federação (Sergipe) e também na categoria Ciências Agrárias, em 4º lugar. A Feira Brasileira de Jovens Cientistas também teve espaço para a equipe sergipana, sendo reconhecida na revista Scientific American, como Destaque em Divulgação Científica, e o segundo lugar geral na categoria Ciências Agrárias.

Continuando no segmento científico, alunos da rede estadual também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo, quatro estudantes foram pré-selecionados para a Fase Online dos Treinamentos de 2022, cujos selecionados irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. São eles: Shakira Alves de Melo, do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, (Itabaianinha); Stephanie Lorrane de Souza Farias, do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto); Marcelo Fernando Rezende Neto, Centro de Excelência Abdias Bezerra (Ribeirópolis), e Giovanna Ribeiro Nunes da Paixão, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima (Itabaiana). Além desses alunos, a estudante Emilly Vitória Leite Rezende, também do Nestor Carvalho Lima (Itabaiana), ganhou medalha de ouro na prova teórica e, juntamente com sua colega, Alice Santos Vasconcelos, ganhou medalha de bronze na prova prática.

Mais uma aluna destaque em projetos científicos é a jovem Nallanda Victoria dos Santos Martins, egressa do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, em Umbaúba, que entre 2020 e 2021, conquistou diversos prêmios em equipe, além da menção honrosa, concorrendo individualmente, na segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, na categoria ensino médio, iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A décima primeira edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart) premiou alunos de 22 escolas estaduais. No período de 29 de novembro a 2 de dezembro, em plataforma virtual, os alunos se debruçaram nas apresentações dos seus projetos em três categorias. Os destaques foram para os estudantes das seguintes unidades de ensino: na categoria Ciência e Tecnologia - Ensino Médio, o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, de Umbaúba, ficou em 1º lugar; o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, em Canindé de São Francisco, e o Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves, de Nossa Senhora das Dores, ficaram empatados em 2º lugar; já na categoria Arte, o Centro de Excelência Dep. Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, garantiu o 1º lugar; e o Conservatório de Música de Sergipe, em Aracaju, alcançou a 3ª colocação.

Empreendedorismo social e Educação financeira são outros conceitos bastante trabalhados pelos estudantes da rede estadual. Com o projeto Meliponicultura, os alunos Venícius Soares dos Santos, Maria Rita Nascimento dos Santos e Edileide dos Santos, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, localizado no Sul Sergipano, venceram a jornada de empreendedorismo do Programa Pense Grande, o Demoday Sergipe. Eles criaram um plano de negócios voltado para incentivar a criação de abelhas, conservando as espécies nativas e sensibilizando a comunidade para a importância da preservação dessa biodiversidade.

Já os alunos do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, foram premiados no Torneio Nacional de Educação Financeira, organizado pela XP Investimentos e Chat Class. São eles: Victor Cardoso de Souza Santos, que recebeu medalha de prata e ficou na 6º colocação geral do Nordeste, dentre os 6.729 alunos na competição nacional; Iasmim Santana dos Santos, que ficou em 12º lugar geral do Nordeste; e Sabrina Andrade, na 15º colocação do Nordeste. No mesmo torneio, a jovem Naelly Oliveira, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, ocupou a 15ª colocação na região Nordeste.

Na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), os alunos Taciane Gonçalves da Silva, Elky Riany Barbosa Lima e Jeison Barros dos Santos, do Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, conquistaram medalha de prata. Os jovens participaram de seis fases online da competição, além da final na qual fizeram uma prova dissertativa também de forma virtual. A iniciativa foi realizada pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) e direcionada aos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas e particulares do país.

Outra iniciativa que premiou as comunidades escolares foi o concurso Pintando Muros, lançado pela Seduc, com o objetivo de acolher os alunos no retorno às aulas presenciais, e de fomentar a produção artística nas escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe. Os murais tiveram seus temas definidos em conjunto com a comunidade escolar, a fim de melhor representar a identidade da escola, sem restrição de dimensão ou linguagens artísticas. Foram produzidos em formatos de pintura, mosaico e colagem, além de técnicas alternativas descritas no projeto. A obra não precisou ser inédita, bastou apenas ser uma representação da coletividade escolar e ter seguido as diretrizes do edital. Ao todo, foram classificados dez trabalhos, que seguiram para votação popular no Instagram da Educação Sergipe. Confira o ranking das escolas na ordem de premiação: Centro de Excelência Vitória de Santa Maria (Aracaju), com 4.499 votos; Escola Estadual Professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral (Propriá), com 3.226 votos; e o Colégio Estadual Almirante Barroso (Muribeca), com 2.858 votos.

 

 Professores

 

Esse ano os professores também tiveram muito que comemorar, a exemplo de Ruam Potter, que leciona a disciplina de Inglês, no Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores. O professor sergipano é um dos quatro selecionados no Brasil para o programa de intercâmbio nos Estados Unidos, do programa Fulbright DAI/2022, iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal realizarem um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos EUA, visando, entre outros objetivos, fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.

Outro professor da rede estadual que se destacou em 2021 foi Fábio Fontes de Oliveira, que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Professor Francisco Portugal, em Aracaju, contemplado no Prêmio Suraya Darido, durante o Congresso Internacional de Educação Física Escolar. Ele desenvolveu o e-book “O Jogo no I Ciclo do Ensino Fundamental: unidade didática visando à aprendizagem dos estudantes”, fruto da dissertação de mestrado, que teve como propósito investigar a aprendizagem do conteúdo Jogo nas aulas de Educação Física no ciclo de sistematização da identidade dos dados da realidade.

Com o projeto ‘Direito ao projeto de vida para um futuro melhor em contexto para o adolescente em conflito com a lei’, a professora Marcela Santos Almeida, do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, foi contemplada no 2° Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Fundamental II. O trabalho que mereceu reconhecimento foi desenvolvido no mês de janeiro de 2021, com os 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, anos finais, do Núcleo de Educação da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), que faz parte do Colégio Estadual Prof. Antônio Fontes Freitas. As atividades desse projeto tiveram dois objetos de conhecimentos gerais relacionados com “Projeto de vida”, que abordaram os temas: Construção de identidade e Desenvolvimento humano: as competências socioemocionais.

Ainda dentro da temática de Projeto de Vida, mais três professores se destacaram, desta vez no prêmio “Reconhecimento Docente 2021”, ação que partiu do processo formativo de Professores Multiplicadores Pense Grande Projeto de Vida, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo (FTV), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e execução do Instituto Paramitas. São eles: Adriana Ferraz de Brito, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba; Ana Mere da Silva, do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, em Malhador; e Lindeval Alves da Cruz, do Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, em Tobias Barreto. O objetivo foi reconhecer e dar visibilidade aos professores que, no decorrer de 2021, realizaram a multiplicação em Projeto de Vida, desenvolveram, aperfeiçoaram ou fomentaram nos jovens competências e habilidades que os possibilitam construir seus projetos de vida, por meio de suas aulas.

O processo de reconhecimento contou com a participação de 10 professores finalistas. Além dos premiados, tiveram suas práticas avaliadas os seguintes educadores: Jeocástria Rezende dos Santos, do Colégio Estadual Professor Genaro Dantas Silva (Pinhão); Vera Lúcia Blinofi Cruz dos Santos, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado (Estância); Morgana Catherine Leite Santos, do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek (Nossa Senhora do Socorro); Rita de Cássia Dias de Oliveira Carvalho, do Colégio Estadual Dionizio Machado (Indiaroba); Janicleia Santos de Santana Andrade, do Colégio Estadual Professor João de Oliveira (Poço Verde); Maria de Lourdes da Silva Santana, do Colégio Estadual Profa. Maria Conceição de Santana (General Maynard); e Gilliard dos Santos, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa (Propriá).

Quem também subiu ao pódio em 2021 foi o professor de Biologia e Projeto de Vida, Marcos Antônio Goes Costa, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim. Com um trabalho voltado para o estudo do aspecto socioemocional dos estudantes em face dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, ele conquistou o terceiro lugar na categoria Saúde da Feira Stem Brasil 2021. A iniciativa da Educando visa destacar e premiar projetos educacionais de aplicação prática nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, promovendo assim o compartilhamento de boas práticas nas áreas STEM que envolvam as metodologias ativas.

As Ciências Humanas têm lugar cativo nas premiações deste ano. A professora Eliana Dias Ferreira Oliveira, que leciona no Colégio Estadual Professora Maria Conceição de Santana, em General Maynard, no Leste sergipano, venceu o Prêmio Nacional de Dissertação Destaque do ProfHistória, e obteve o 3º lugar com a dissertação intitulada Ponteiros da Memória: Educação Patrimonial no Ensino de História em Sergipe. Ela utilizou o Largo da Gente Sergipana, monumento que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. No ponto turístico, é possível visitar as oito estátuas que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas: Lambe-sujo e Caboclinho, Bacamarteiro, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieiras e São Gonçalo.

Outro professor de História destaque em 2021, Luiz Antônio Pinto Cruz, que leciona nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, participou de dois importantes projetos relacionados à participação de Sergipe e do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ele foi convidado pela Marinha do Brasil para organizar um dossiê intitulado “A Batalha do Atlântico na Costa do Brasil”. O dossiê procura entender como se deu a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mostrando que o ponto de partida foi o torpedeamento de navios mercantes na costa de Sergipe. Como o professor é especialista nessa área, ele foi convidado pela Marinha, juntamente com a sua orientadora, professora Lina Maria Brandão de Aras, para organizar o dossiê. Historiadores, militares e civis do Brasil e de Portugal mandaram 32 artigos e os professores Luiz Antônio e Lina Maria tiveram que analisar e escolher 10 para serem publicados.

O projeto Tramas de Sergipe, idealizado pela professora Jeane Caldas, técnica pedagógica da Seduc, lotada no Serviço de Educação do Campo e da Diversidade (Secad), foi vencedor do Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural, na categoria Educação, que contou com a votação dos 39 membros da Academia de Letras de Aracaju (ALA). O projeto, desenvolvido no ano passado, teve como objetivos promover o hábito da leitura e escrita e, sobretudo, homenagear a Sergipanidade e os 200 anos de emancipação política do Estado de Sergipe, levando para o YouTube os mais variados gêneros da literatura para dialogar com os estudantes da Rede Pública Estadual e público interessado.

As olimpíadas de conhecimento também premiaram os professores da rede estadual, como a Olimpíada de Inglês. A professora Rubnigna de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, localizado em Canindé do São Francisco, ficou o 2º lugar; e o professor Américo Nascimento Silva, do Colégio Estadual Quilombola 03 de Maio, situado no Povoado Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande, em 3° lugar, na segunda edição da competição. O objetivo desta ação é democratizar o ensino bilíngue utilizando tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos, juntamente com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil.