Foram exatamente 14.594 vagas disponibilizadas em cursos de formação continuada durante o ano de 2021 no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias (Cefor). Professores, alunos, técnicos pedagógicos, equipes diretivas da rede estadual, equipes regionais e municipais do Programa Alfabetizar pra Valer participaram de uma extensa agenda de cursos nos mais variados temas. Todo esse processo esteve alicerçado nas atividades síncronas, por meio de conferências virtuais, e assíncronas, com ações formativas concentradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Educação Estadual (AVA Seduc).
Ao todo, 53 cursos fizeram parte do calendário de atividades formativas da Seduc no decorrer do ano de 2021, 43 dos quais já foram concluídos. De acordo com a coordenadora da Cefor, professora Clotildes Farias de Sousa, até o momento, a Seduc/SE já certificou 2.285 cursistas. "Considere-se a instrução síncrona e assíncrona, facultada pela tecnologia e acelerada pela pandemia, exemplo das marcas da digitalização educacional que caracteriza modos de pensar e fazer pedagógicos, hoje. Mais que alunos e professores reunidos ao vivo de forma online, este ano exigiu referenciais docentes atualizados para uma realidade diversificada, desigual. Planejamentos estratégicos coerentes com a equidade social tornaram-se condição para cidadania, no contexto da tecnologia aplicada à educação básica. Nesse cenário, além de habilidades foi preciso refletir os princípios e finalidades inerentes a própria tecnologia. No âmbito da Seduc, a Cefor propôs-se articular diferentes concepções acerca das tecnologias educacionais, tratando-as como objeto e metodologia, para uma formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação mais conectada às escolas e sociedade", declarou.
Na estrutura administrativa da Seduc, o Cefor é uma unidade de gestão vinculada à Superintendência Executiva, cuja finalidade é coordenar a elaboração da Política de Formação Inicial e Continuada da Seduc, colaborativa e articuladamente com os diversos setores institucionais, em consonância com as políticas públicas nacionais e estaduais de educação, além de fortalecer a prática pedagógica, articular a ampliação dos espaços de formação, entre outras.
Outra premissa do Cefor é atuar, juntamente com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (Ascam), no sentido do aperfeiçoamento dos profissionais da educação, objetivando a melhoria da qualidade da educação de Sergipe. É nesse cenário que entram os Ciclos Formativos do Programa Alfabetizar pra Valer, que tem a formação continuada como um dos principais suportes para a consolidação das ações no âmbito das escolas estaduais e municipais de Sergipe. O programa dispõe de 387 bolsistas contratados, que são profissionais de Extensão Tecnológica de Nível II; e Extensão Tecnológica de Nível III.
As formações sobre o Novo Ensino Médio também estiveram presentes nas ações do Cefor durante o ano. Foram quatro cursos ofertados, são eles: O Novo Ensino Médio no contexto Sergipano, com duas turmas; Multiplicadores do Novo Ensino Médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica; e Diretrizes complementares do Novo Ensino Médio para o Sistema de Ensino do Estado de Sergipe. A metodologia de capacitação foi estruturada a partir de três eixos: arquitetura, currículo e legislação, contando com a Matriz Curricular e suas concepções, o Projeto Pedagógico Orientador do ProNEM, construção coletiva do Currículo, consulta pública, histórico e marco legal da BNCC no novo ensino médio, alinhar os projetos políticos pedagógicos à luz da Base Nacional Comum Curricular, revisão do referencial teórico e revisão das propostas.
São estes alguns cursos ofertados pela Seduc: Primeiros Socorros nas Escolas; Jovens Protagonistas Acolhedores; Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar I e II; Avaliação biopsicossocial de alunos público-alvo da Educação Especial; Gestão Administrativa e Financeira: Conselho Escolar em Foco; Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas na EJA - Cadernos Complementares ao Currículo de Sergipe; Metodologias Ativas no Ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Docência e Educação Socioemocional; Curso básico de Libras para servidores lotados na Seduc; Formação Continuada do Programa Sergipe na Idade Certa; Protagonismo Docente na construção de Propostas Metodológicas para o Ensino de Química com base no Currículo; Formação de professores: Do currículo à sala de aula (Ensino Fundamental e Educação Infantil); Curso de formação continuada de Instrutores para o ensino de Libras como a primeira língua nas salas de recursos multifuncionais; e o curso Reconhecendo as Emoções.
Foram exatamente 14.594 vagas disponibilizadas em cursos de formação continuada durante o ano de 2021 no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias (Cefor). Professores, alunos, técnicos pedagógicos, equipes diretivas da rede estadual, equipes regionais e municipais do Programa Alfabetizar pra Valer participaram de uma extensa agenda de cursos nos mais variados temas. Todo esse processo esteve alicerçado nas atividades síncronas, por meio de conferências virtuais, e assíncronas, com ações formativas concentradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Educação Estadual (AVA Seduc).
Ao todo, 53 cursos fizeram parte do calendário de atividades formativas da Seduc no decorrer do ano de 2021, 43 dos quais já foram concluídos. De acordo com a coordenadora da Cefor, professora Clotildes Farias de Sousa, até o momento, a Seduc/SE já certificou 2.285 cursistas. "Considere-se a instrução síncrona e assíncrona, facultada pela tecnologia e acelerada pela pandemia, exemplo das marcas da digitalização educacional que caracteriza modos de pensar e fazer pedagógicos, hoje. Mais que alunos e professores reunidos ao vivo de forma online, este ano exigiu referenciais docentes atualizados para uma realidade diversificada, desigual. Planejamentos estratégicos coerentes com a equidade social tornaram-se condição para cidadania, no contexto da tecnologia aplicada à educação básica. Nesse cenário, além de habilidades foi preciso refletir os princípios e finalidades inerentes a própria tecnologia. No âmbito da Seduc, a Cefor propôs-se articular diferentes concepções acerca das tecnologias educacionais, tratando-as como objeto e metodologia, para uma formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação mais conectada às escolas e sociedade", declarou.
Na estrutura administrativa da Seduc, o Cefor é uma unidade de gestão vinculada à Superintendência Executiva, cuja finalidade é coordenar a elaboração da Política de Formação Inicial e Continuada da Seduc, colaborativa e articuladamente com os diversos setores institucionais, em consonância com as políticas públicas nacionais e estaduais de educação, além de fortalecer a prática pedagógica, articular a ampliação dos espaços de formação, entre outras.
Outra premissa do Cefor é atuar, juntamente com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (Ascam), no sentido do aperfeiçoamento dos profissionais da educação, objetivando a melhoria da qualidade da educação de Sergipe. É nesse cenário que entram os Ciclos Formativos do Programa Alfabetizar pra Valer, que tem a formação continuada como um dos principais suportes para a consolidação das ações no âmbito das escolas estaduais e municipais de Sergipe. O programa dispõe de 387 bolsistas contratados, que são profissionais de Extensão Tecnológica de Nível II; e Extensão Tecnológica de Nível III.
As formações sobre o Novo Ensino Médio também estiveram presentes nas ações do Cefor durante o ano. Foram quatro cursos ofertados, são eles: O Novo Ensino Médio no contexto Sergipano, com duas turmas; Multiplicadores do Novo Ensino Médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica; e Diretrizes complementares do Novo Ensino Médio para o Sistema de Ensino do Estado de Sergipe. A metodologia de capacitação foi estruturada a partir de três eixos: arquitetura, currículo e legislação, contando com a Matriz Curricular e suas concepções, o Projeto Pedagógico Orientador do ProNEM, construção coletiva do Currículo, consulta pública, histórico e marco legal da BNCC no novo ensino médio, alinhar os projetos políticos pedagógicos à luz da Base Nacional Comum Curricular, revisão do referencial teórico e revisão das propostas.
São estes alguns cursos ofertados pela Seduc: Primeiros Socorros nas Escolas; Jovens Protagonistas Acolhedores; Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar I e II; Avaliação biopsicossocial de alunos público-alvo da Educação Especial; Gestão Administrativa e Financeira: Conselho Escolar em Foco; Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas na EJA - Cadernos Complementares ao Currículo de Sergipe; Metodologias Ativas no Ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Docência e Educação Socioemocional; Curso básico de Libras para servidores lotados na Seduc; Formação Continuada do Programa Sergipe na Idade Certa; Protagonismo Docente na construção de Propostas Metodológicas para o Ensino de Química com base no Currículo; Formação de professores: Do currículo à sala de aula (Ensino Fundamental e Educação Infantil); Curso de formação continuada de Instrutores para o ensino de Libras como a primeira língua nas salas de recursos multifuncionais; e o curso Reconhecendo as Emoções.