Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 às 12:00:00
Questionários contextuais do Saese estão disponíveis para professores e diretores

Além das provas de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), direcionado a alunos, as redes de ensino estadual e municipais estão aplicando os questionários contextuais para professores e diretores de escolas com turmas avaliadas, os quais devem ser respondidos até o dia 30 de outubro. O objetivo é colher informações sobre trajetória profissional, condições de trabalho, clima escolar, práticas pedagógicas e de gestão, gestão democrática e financeira, além dos impactos da Covid-19 no contexto escolar.

Disponibilizado por meio da instituição aplicadora, a Cesgranrio, o questionário para professores e diretores deverá ser respondido no formato online. “Vale reforçar que esse instrumento é direcionado a professores e diretores de escolas com turmas avaliadas no Saese, dos 2º, 5º, 9º anos do ensino fundamental e 3º anos do ensino médio", disse Kátia Suzane Travassos Santos Araújo, chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, da Coordenadoria de Estudos e Avaliações Educacionais da Seduc (Segsae/Ceave).

“Diante desse levantamento, as políticas públicas podem garantir que as escolas priorizem seus vínculos com pais e comunidades, melhorando suas estratégias de comunicação para alinhar esforços, fortalecerem a si próprias e a seus alunos. Os dados podem mostrar que certas práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem em sala de aula, o que reforça a importância de avaliar as políticas públicas no cenário educacional local e, por conseguinte, apontar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino”, completou Kátia Travassos.

Saese

A aplicação do Saese teve início em 18 de outubro e segue até o dia 29 de outubro. Ao todo, é prevista a participação de mais de 91 mil alunos. Os estudantes matriculados nas escolas estaduais e municipais de ensino estão tendo os seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Eles também estão respondendo o questionário contextual no formato impresso, que coleta informações sobre nível socioeconômico, participação da família, atividades pedagógicas desenvolvidas e os impactos da Covid-19 no contexto escolar.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 às 12:00:00