Quarta-Feira, 15 de Junho de 2022 às 18:45:00
Publicação de livros: Editora Seduc está com inscrições abertas para recebimento de propostas
Os interessados em publicar livros pelo Programa Editorial da Seduc têm até o dia 1º de julho para cadastrar a proposta

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Programa Editorial (Editora Seduc), abriu as inscrições para o edital n°13/2022, e convida estudantes, professores ativos e aposentados, profissionais de gestão, bem como pesquisadores em geral envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da Educação Básica sergipana a apresentarem propostas para publicações no formato de livro e de revista. O período para submissão vai até o dia 1º de julho, via formulário de inscrição online: https://bit.ly/3xPrSOn.

O edital faz parte do programa de incentivo à publicação de livros e revistas produzidos no âmbito das redes públicas estadual e municipais e tem o propósito de se tornar uma política contínua de publicação de trabalhos literários nos formatos de livro e de revista impressos e digitais produzidos pela comunidade escolar. Segundo o coordenador da Editora Seduc, Sidiney Menezes Gerônimo, a grande novidade deste ano é que, “por solicitação de professores e profissionais de gestão, nós incluímos na lista de profissionais de gestão o pessoal de apoio como os que atuam na segurança, limpeza, alimentação, para terem a possibilidade de publicar no campo da literatura”, explicou.

Estão sendo disponibilizadas sete coleções para os proponentes, as quais versam sobre o processo de alfabetização, letramento, valorização da produção científica, preservação da memória sergipana e educação inclusiva. Há três coleções destinadas especialmente a estudantes e professores, protagonistas da educação: A magia de escrever e desenhar´; Estudante escritor; e a Coleção Palavra de educador.

Os profissionais de gestão podem submeter os trabalhos na coleção Saberes em gestão educacional. Além disso, o programa editorial da Seduc também contemplará obras na coleção Paradidáticos sergipanos; A memória de Sergipe através de nossas histórias; bem como a Educação Inclusiva, por meio da autoria de trabalhos produzidos por estudantes com deficiência.

As propostas para publicação podem ser apresentadas por estudantes sob a orientação de professor orientador das redes estadual e municipais da educação pública sergipana; por professores na condição de autores de seus próprios trabalhos; por profissionais de gestão das secretarias estadual e municipais, bem como de suas respectivas unidades escolares, incluindo servidores de segurança, alimentação, limpeza e apoio; e por pesquisadores em geral, direta ou indiretamente envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da educação básica sergipana, desde que atendam aos princípios gerais que constam no edital.

É importante observar que cada proponente pode submeter até três trabalhos no formato de livro. No entanto, deve submeter um de cada vez, preenchendo novamente o Formulário de Submissão a cada novo trabalho a ser submetido. Não há limites de submissões para as revistas, havendo a possibilidade de submeter vários trabalhos através do mesmo formulário, desde que destinados à mesma revista. Submissão para revistas diferentes, exigem preenchimento de formulários distintos.

Espie! e Revise

O edital n°13/2022 também está selecionando material para as revistas Espie! e Revise. Poderão ser submetidos textos das diversas áreas do conhecimento, priorizando experiências criativas e inovadoras no âmbito escolar. Uma vez editados e impressos, os trabalhos serão publicados também em formato digital, no site do Programa Editorial e no portal da Seduc. O público-alvo deste edital poderá publicar seus trabalhos em duas opções: a Espie!, voltada à difusão dos relatos de experiências dos professores, profissionais de gestão e estudantes da rede estadual de ensino, com o intuito de propiciar a troca de experiências entre os membros da comunidade escolar; e a Revise: a revista sergipana de educação,  Esta segunda publicação aceita trabalhos como desenhos, fotografias, contos, fábulas, cartas ao leitor, pinturas, artigos científicos, poemas etc.

Dúvidas

Para eventuais esclarecimentos, o Programa Editorial da Seduc disponibiliza o e-mail institucional editora.seduc.se@gmail.com, os números de telefones (79) 9 9959-4334 (Coordenação) - (79) 9 8852-9250 (WhatsApp), alem das redes sociais: Instagram (www.instagram.com/editoraseduc) e Facebook (www.facebook.com/editoraseducse).

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 15 de Junho de 2022 às 18:45:00