Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 12:00:00
Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira será tema de webinário

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Fundamental, do Departamento de Educação (SEF/DED), realizará o webinário intitulado Componente Curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira - Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, no dia 16 de junho, às 17h, transmitido pelo canal da Educação Sergipe no YouTube.

O encontro acontecerá em parceria com o Sebrae e terá como participantes a diretora do DED, Ana Lúcia Lima; a chefe do SEF, Kelly Valença; a gerente da Unidade de Cultura Empreendedora, Rosa Leite; e a gestora do Projeto Empreendedor do Futuro, Débora Mendonça. O público-alvo são professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores regionais e gestores escolares, a fim de que  recebam novas orientações e esclarecimento acerca da implementação e adesão do componente curricular na Rede Pública Estadual de Educação.

O componente curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Currículo de Sergipe, foi adotado pelas escolas das Redes Públicas Estadual e Municipais para o Ensino Fundamental a partir do ano letivo 2020, de forma gradativa, integrando a parte diversificada do currículo escolar.

Em 2020, o componente foi implantado em 95 unidades escolares, com 361 professores formados e aprovados com conhecimentos específicos em Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira, totalizando 16.075 alunos contemplados. No início deste ano, a Seduc também promoveu encontros formativos com a temática Educação Empreendedora x Empreendedorismo, ministrada pela gestora do Programa Empreendedor do Futuro do Sebrae, Débora Mendonça, e a participação de 161 educadores, dentre os quais professores, coordenadores regionais, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.

“O webinário será uma oportunidade de conversarmos com os professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores regionais e gestores escolares sobre a implementação e a importância do componente curricular “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira” no Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, da Rede Pública Estadual, tendo em vista que para o ano de 2021, 26.174 alunos terão acesso ao citado componente, distribuídos em 120 escolas das dez diretorias regionais. Nosso propósito é oferecer todo o suporte necessário para a implementação desse componente por meio da formação continuada dos professores e gestores escolares”, disse a diretora do DED, Ana Lúcia Lima.

Segundo a gestora do Programa Empreendedor do Futuro, do Sebrae, Débora Mendonça, o encontro formativo realizado este ano oportunizou a aproximação dos profissionais da Seduc com o Sebrae na perspectiva da Educação Empreendedora. “Precisamos desenvolver as competências, valorizar as habilidades, promover o protagonismo, ajudar a vencer desafios, realizar sonhos e tomar decisões para alcançar seus objetivos pessoais, profissionais, e que estejam comprometidos com a sua comunidade, bairro, cidade e país”, disse.

Seguindo com o ciclo de formação em Educação Empreendedora e Financeira, em 2021, outra formação ocorrerá via plataforma de Educação Empreendedora do Sebrae, oferecendo formação continuada por meio de oficinas e palestras remotas com a temática de Projeto de Vida e Educação Financeira e Plantões de Dúvidas para professores, coordenadores regionais e gestores escolares. Além disso, o Sebrae disponibilizará uma consultora pedagógica que fará monitoramento e estará à disposição dos professores para ajudá-los durante a aplicação dos conteúdos de forma remota.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira será tema de webinário