Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 19:30:00
Programação alusiva ao Mês da Sergipanidade é encerrada com entrega oficial da reforma do Gonzagão
Intervenções no Complexo abrangeram a reforma da bilheteria, substituição de todo o madeiramento do telhado, instalações hidráulicas e elétricas novas, substituição de portas e janelas, execução do piso de alta resistência no salão, pintura de todo o imóvel interno e externo, banheiro de acessibilidade, entre outras

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promoveu na tarde dessa quarta-feira (27), a cerimônia de entrega da reforma do Complexo Cultural Gonzagão e do Espaço Gonzaguinha, após período de reforma estrutural. A presidente da Funcap, professora Conceição Vieira, conduziu a solenidade, que contou com a aparticipação da vice-governadora Eliane Aquino.

As intervenções no Complexo abrangeram a reforma da bilheteria, substituição de todo o madeiramento do telhado, instalações hidráulicas e elétricas novas, substituição de portas e janelas, execução do piso de alta resistência no salão, pintura de todo o imóvel interno e externo, banheiro de acessibilidade, entre outras. O evento também marcou o encerramento do “Mês da Sergipanidade”, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, através da Funcap, com o objetivo de incentivar e valorizar a cultura sergipana e reconhecer a grandeza da história e do povo sergipano. A cerimônia de entrega da reforma foi aberta à comunidade local, seguindo todos os protocolos específicos de segurança estabelecidos pelos profissionais de saúde, e contou com apresentações de grupos culturais e cantores sergipanos: Quadrilha Século XX, Bebero da Paraíba, Cebolinha Forró Biss e Nelton Pyter.

A reforma do espaço pelo Governo do Estado contou com recursos de emenda parlamentar, de autoria do deputado federal João Daniel. Em sua fala, Conceição Vieira enfatizou a união de esforços dos poderes para tornar possível a realização da obra, e destacou também a importância do espaço para o fomento de diversas manifestações artísticas e culturais do estado. “É dessa forma que o Governo de Sergipe encerra as solenidades, entregando uma casa de festa, importante espaço de cultura que temos no estado. Estamos nos comprometendo com eventos constantes, aqui na casa do povo, no Gonzagão. A comunidade precisa se empoderar e ocupar esses espaços”.

Presente na solenidade, Thalia Caboclo, administradora de página nas redes sociais em homenagem ao legado de Luiz Gonzaga (@gonzagaodosertao), afirmou que a reabertura do espaço representa o fortalecimento da cultura do forró no estado. “Essa reforma foi de extrema importância para a retomada da nossa cultura, para os quadrilheiros e forrozeiros, afinal, Sergipe é o país do forró. A reforma abre portas para as nossas tradições, mas também para outros segmentos, para que a população comece a frequentar mais o espaço, passe a olhar mais para nossa cultura e valorizar aquilo que é nosso”, destacou.

A solenidade de abertura foi transmitida pela TV Aperipê, Canal 6.1, e no canal do Youtube da Fundação.

Também participaram do evento, os parlamentares estaduais Zezinho Sobral, Garibalde Mendonça e Gracinha Garcez, o vereador Fabiano Oliveira, o diretor de radiodifusão da Funcap, o jornalista Carlos Batalha, o diretor financeiro da instituição, Júnior Trindade, e o diretor-presidente da Emsurb, Luiz Roberto, dentre outros.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 19:30:00