Notícias
Notícias
Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022 às 09:15:00
Professores e gestores do ensino médio integral recebem troféus por suas práticas exitosas
Premiação ocorreu durante IV Educa Mais Café promovido pela Seduc

A quarta edição do Educa Mais Café, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação  em Tempo Integral, lotou o auditório do Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju, com a presença de professores e gestores de escolas que ofertam o ensino médio em tempo integral. O evento é a culminância do compartilhamento de práticas exitosas que aconteceu na terça-feira, 29, e contou com a premiação das ações que mais se destacaram.

O IV Educa Mais Café foi aberto com a apresentação cultural do Grupo Vozes da Resistência, composta por alunos do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e orientado pela professora Caroline Loureiro Borges. O grupo foi vencedor na Cienart, na categoria “palco”, e a apresentação arrancou aplausos dos participantes.

Em sua fala de abertura, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembrou que o governador eleito Fábio Mitidieri registrou em seu programa o compromisso com a expansão da educação em tempo integral, com propostas ambiciosas no sentido de também estimular os municípios a adotarem essa modalidade de ensino em suas redes, tendo o Estado como parceiro.

“Estamos em um momento de grandes expectativas quanto a essa maior expansão e consolidação. É preciso fomentar a educação em tempo integral, cumprir a ideia republicana de uma escola que tenta equalizar oportunidades. Todos nós, educadores, temos que ter um compromisso inegociável com a educação em tempo integral, porque temos uma dívida à sociedade. Precisamos também ter metas arrojadas, como elevar o Ideb das nossas unidades de ensino”, afirmou. O Educa Mais Café contou também com a presença do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, e da superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas.

A coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral, Emanoela Ramos, fez uma breve apresentação dos resultados do Programa Educa Mais. Ela explicou também que o tema escolhido para o evento neste ano foi “Educadores que Educam”. “Nós queremos reconhecer as lideranças que os professores têm. Foram muitos projetos científicos apresentados neste ano, muitos estudantes ganhando relevância nacional, com projetos liderados pelos professores. Hoje é dia de reconhecimento do esforço e iniciativa dos gestores e professores em estarem repensando suas práticas e trazendo inovações. Vamos destacar as melhores práticas do ensino médio em tempo integral e fortalecer nossos vínculos enquanto educadores”, disse.

O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Assessoria de Comunicação da Seduc, jornalista Gleice Queiroz, que fez uma apresentação da campanha de matrícula do ensino médio em tempo integral; e da diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Paes Barreto, que apresentou os impactos do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral na sociedade brasileira.

Premiações

A premiação das melhores práticas exitosas foi feita em três categorias. A primeira foi em relação à valorização de práticas inovadoras, na categoria “Excelência em Gestão”, cujo primeiro lugar ficou com o professor Tadeu Sales, do Centro de Excelência Leandro Maciel. “Esse reconhecimento vem em um momento muito importante porque, nos últimos dois anos, com todas as dificuldades oriundas da pandemia, o trabalho de gestão foi desafiado ao extremo. Tem sido um desafio diário descobrir novas maneiras de trabalhar para que o nosso aluno tenha sucesso. Temos novos problemas que exigem soluções inovadoras e criativas, que exigem muito mais dos profissionais”, disse. Em segundo lugar ficou a professora Andreza Cristina (Centro de Excelência José Rollemnberg Leite) e em terceiro, a professora Gilvânia Santos (Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira).

Na valorização de metodologias inovadoras, a categoria “Formação Geral Básica” teve como primeira colocada a professora Jennifer Cristina, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca. “Esse troféu significa o reconhecimento de um trabalho feito depois de dois anos dificílimos de pandemia. A gente retornar ao ensino presencial, apresentar o nosso projeto de trabalho e ter esse reconhecimento é realmente satisfatório. Mas acho que o melhor resultado é o desenvolvimento dos alunos”, declarou. Em segundo lugar ficou o professor Antônio Hamilton, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, e em terceiro, a professora Adinagruber da Conceição, do Centro de Excelência Doutor Alcides Pereira.

Na categoria Itinerário Formativo Comum, o troféu de primeiro colocado ficou com a professora Ana Graziela, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral. “Essa conquista é o resultado de um trabalho que a gente já vem fazendo em nossa escola. É muito gratificante, e eu dedico esse prêmio aos nossos alunos, que se empenharam também juntamente conosco”, afirmou.

Resultados do Ensino Médio Integral

O Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual de ensino vem apresentando cada vez mais melhores resultados. A modalidade de ensino iniciou em quatro escolas, estando presente hoje em 72 unidades educacionais. Com 2.213 alunos no início, as matrículas foram ampliadas e hoje a rede estadual conta com 19 mil alunos no integral. Esses números representam um saldo de 5% para 26% das matrículas do ensino médio. Além disso, em seu início o ensino médio em tempo integral estava presente em apenas dois municípios, e hoje está em 50, o que representa 66,7% dos municípios sergipanos.

Ainda de acordo com a coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral, Emanoela Ramos, 1.200 professores passaram por formação continuada, as escolas estão mais bem equipadas, sendo que 10 foram totalmente reformadas, 16 estão com obras em andamento e 25 estão com projeto de reforma em elaboração.

Presenças

Estiveram presentes ao evento, também, a coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental, professora Kelly Valença; o diretor da DRE 5 e presidente do Conselho Estadual de Educação, João Luiz Andrade Dória; a coordenadora do Ensino Médio Integral do Instituto Natura, Maria Vitória Lira; a professora Jeane Carla Góis, diretora do Centro de Excelência Santos Dumont (Aracaju); além de gestores das diretorias regionais de educação e outros convidados.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Professores e gestores do ensino médio integral recebem troféus por suas práticas exitosas
Premiação ocorreu durante IV Educa Mais Café promovido pela Seduc
Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022 às 09:15:00

A quarta edição do Educa Mais Café, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação  em Tempo Integral, lotou o auditório do Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju, com a presença de professores e gestores de escolas que ofertam o ensino médio em tempo integral. O evento é a culminância do compartilhamento de práticas exitosas que aconteceu na terça-feira, 29, e contou com a premiação das ações que mais se destacaram.

O IV Educa Mais Café foi aberto com a apresentação cultural do Grupo Vozes da Resistência, composta por alunos do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e orientado pela professora Caroline Loureiro Borges. O grupo foi vencedor na Cienart, na categoria “palco”, e a apresentação arrancou aplausos dos participantes.

Em sua fala de abertura, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembrou que o governador eleito Fábio Mitidieri registrou em seu programa o compromisso com a expansão da educação em tempo integral, com propostas ambiciosas no sentido de também estimular os municípios a adotarem essa modalidade de ensino em suas redes, tendo o Estado como parceiro.

“Estamos em um momento de grandes expectativas quanto a essa maior expansão e consolidação. É preciso fomentar a educação em tempo integral, cumprir a ideia republicana de uma escola que tenta equalizar oportunidades. Todos nós, educadores, temos que ter um compromisso inegociável com a educação em tempo integral, porque temos uma dívida à sociedade. Precisamos também ter metas arrojadas, como elevar o Ideb das nossas unidades de ensino”, afirmou. O Educa Mais Café contou também com a presença do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, e da superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas.

A coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral, Emanoela Ramos, fez uma breve apresentação dos resultados do Programa Educa Mais. Ela explicou também que o tema escolhido para o evento neste ano foi “Educadores que Educam”. “Nós queremos reconhecer as lideranças que os professores têm. Foram muitos projetos científicos apresentados neste ano, muitos estudantes ganhando relevância nacional, com projetos liderados pelos professores. Hoje é dia de reconhecimento do esforço e iniciativa dos gestores e professores em estarem repensando suas práticas e trazendo inovações. Vamos destacar as melhores práticas do ensino médio em tempo integral e fortalecer nossos vínculos enquanto educadores”, disse.

O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Assessoria de Comunicação da Seduc, jornalista Gleice Queiroz, que fez uma apresentação da campanha de matrícula do ensino médio em tempo integral; e da diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Paes Barreto, que apresentou os impactos do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral na sociedade brasileira.

Premiações

A premiação das melhores práticas exitosas foi feita em três categorias. A primeira foi em relação à valorização de práticas inovadoras, na categoria “Excelência em Gestão”, cujo primeiro lugar ficou com o professor Tadeu Sales, do Centro de Excelência Leandro Maciel. “Esse reconhecimento vem em um momento muito importante porque, nos últimos dois anos, com todas as dificuldades oriundas da pandemia, o trabalho de gestão foi desafiado ao extremo. Tem sido um desafio diário descobrir novas maneiras de trabalhar para que o nosso aluno tenha sucesso. Temos novos problemas que exigem soluções inovadoras e criativas, que exigem muito mais dos profissionais”, disse. Em segundo lugar ficou a professora Andreza Cristina (Centro de Excelência José Rollemnberg Leite) e em terceiro, a professora Gilvânia Santos (Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira).

Na valorização de metodologias inovadoras, a categoria “Formação Geral Básica” teve como primeira colocada a professora Jennifer Cristina, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca. “Esse troféu significa o reconhecimento de um trabalho feito depois de dois anos dificílimos de pandemia. A gente retornar ao ensino presencial, apresentar o nosso projeto de trabalho e ter esse reconhecimento é realmente satisfatório. Mas acho que o melhor resultado é o desenvolvimento dos alunos”, declarou. Em segundo lugar ficou o professor Antônio Hamilton, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, e em terceiro, a professora Adinagruber da Conceição, do Centro de Excelência Doutor Alcides Pereira.

Na categoria Itinerário Formativo Comum, o troféu de primeiro colocado ficou com a professora Ana Graziela, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral. “Essa conquista é o resultado de um trabalho que a gente já vem fazendo em nossa escola. É muito gratificante, e eu dedico esse prêmio aos nossos alunos, que se empenharam também juntamente conosco”, afirmou.

Resultados do Ensino Médio Integral

O Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual de ensino vem apresentando cada vez mais melhores resultados. A modalidade de ensino iniciou em quatro escolas, estando presente hoje em 72 unidades educacionais. Com 2.213 alunos no início, as matrículas foram ampliadas e hoje a rede estadual conta com 19 mil alunos no integral. Esses números representam um saldo de 5% para 26% das matrículas do ensino médio. Além disso, em seu início o ensino médio em tempo integral estava presente em apenas dois municípios, e hoje está em 50, o que representa 66,7% dos municípios sergipanos.

Ainda de acordo com a coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral, Emanoela Ramos, 1.200 professores passaram por formação continuada, as escolas estão mais bem equipadas, sendo que 10 foram totalmente reformadas, 16 estão com obras em andamento e 25 estão com projeto de reforma em elaboração.

Presenças

Estiveram presentes ao evento, também, a coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental, professora Kelly Valença; o diretor da DRE 5 e presidente do Conselho Estadual de Educação, João Luiz Andrade Dória; a coordenadora do Ensino Médio Integral do Instituto Natura, Maria Vitória Lira; a professora Jeane Carla Góis, diretora do Centro de Excelência Santos Dumont (Aracaju); além de gestores das diretorias regionais de educação e outros convidados.