Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 às 13:15:00
Professores do Pré-Universitário da Secretaria de Educação acertam tema da Redação do Enem 2020

Mais uma vez, a exemplo do que aconteceu no Enem 2019, os professores do Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) acertaram o eixo-temático que caiu na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse último domingo(17). O tema desta edição foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, assunto que foi trabalhado pelos professores do Preuni durante as oficinas e na live de Atualidades, disponível no YouTube Educação Sergipe. O assunto ainda está presente no Caderno Zizinha Guimarães, um dos cadernos pedagógicos que os alunos recebem para acompanhar as aulas durante o ano. Na última quinta-feira, 14, os professores listaram nas redes sociais oficiais da Educação Estadual diversos temas, entre eles, o cobrado na prova do Enem.

De acordo com a articuladora de Redação do Preuni, professora Naiane França, todos estavam ansiosos pela escolha do tema, embora, no decorrer do ano letivo 2020, houvesse uma maior preocupação em preparar os alunos para a escrita. Ela conta que dominar a técnica é tão importante quanto tentar adivinhar o tema e focar naquela aposta, mas que é fundamental os estudantes adquirirem um amplo repertório para argumentação. “Nosso objetivo foi prepará-los para a redação dissertativa-argumentativa que o Enem exige, por meio do conhecimento técnico mais repertórios em diferentes eixos temáticos. Estávamos seguros em relação à produção dos meninos ontem porque, apesar do ano difícil, conseguimos encontrar meios de levar a informação para todos. O tema da redação proposto pelo Enem este ano foi voltado especificamente para a saúde mental, temática trabalhada por nós no Caderno de Redação, numa aula de Atualidades, na Oficina de Redação e em live”, disse.

Os professores dos polos trabalharam com os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer mais o tema por meio da contextualização realizada pelo Projeto Oficina de Redação e pelas lives realizadas, umas delas com outras áreas do conhecimento, a qual trouxe um mix de repertórios socioculturais, um dos elementos também exigidos pela prova do Enem. A professora Naiane França destaca que teve uma certa preocupação com a palavra "estigma", presente no tema da Redação.

“Não sabia se os alunos entenderiam o seu conceito e se abordariam toda a temática, não apenas na saúde mental. Mas nos mantivemos confiantes porque frisamos muito a importância e necessidade da identificação das palavras-chave para compreensão total do tema. Ensinamos a eles como encontrá-las e trabalhamos a doença mental como estigma numa live em que tratamos da depressão. Além disso, na proposta fixada no Caderno de Redação, um dos textos motivadores traz esse termo também, o que certamente foi trabalhado pelos professores de polo. Nossos corações gritam de felicidade e esperança, com a sensação de trabalho cumprido”, declarou.

A preparação para a técnica da escrita também foi bastante intensificada durante todo o ano com orientações passadas pelos professores para que os alunos pudessem fazer uma boa Redação. “Inicialmente, é necessário que o aluno conheça a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, entendendo as funções de cada uma das partes integradoras. Após essa compreensão, partimos para o conhecimento das competências que avaliam a prova de Redação e como integrá-las no texto. Para isso, conceitos como palavras-chave, ideia central, projeto de texto, desenvolvimento das ideias, repertório sociocultural e proposta interventiva foram elementos coringa nessa trajetória”, explicou.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, comemora o fato de que, não apenas na Redação, mas também em outras disciplinas, os professores conseguiram trabalhar com os alunos questões que caíram no Enem. “Além de terem trabalhado com os nossos estudantes sobre o tema da Redação, os articuladores das diferentes áreas do conhecimento estão fazendo uma análise mais criteriosa da prova e estão percebendo que muitas questões que constam na prova do Enem foram trabalhadas nas aulas do Preuni e estão presentes no material de revisão que nós fizemos”, explicou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 às 13:15:00