Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 às 17:15:00
Professores da Rede Estadual podem concorrer a bolsas da Capes para supervisor e preceptor do Pibid e Residência Pedagógica

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Integração entre a UFS e a Educação Básica (Niueb), informa que foram lançados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) os editais para preceptor e supervisor do Residência Pedagógica e Pibid. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto.

Os supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e os preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) são docentes da educação básica da rede pública de ensino que, selecionados por edital, terão direito a uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor de R$ 765,00 durante 18 meses e serão responsáveis por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes.

Cabe aos supervisores e preceptores: elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos alunos; controlar a frequência dos estudantes, repassando essas informações ao coordenador de área; participar de seminários de formação de professores da Educação Básica promovidos pela instituição de ensino superior; informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto; compartilhar com a direção da escola e seus pares as boas práticas do programa; enviar ao coordenador de área quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos alunos sob sua supervisão, sempre que solicitado; e participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes e pela instituição de ensino superior.

Para o coordenador do NIUEB, professor Paulo Rêgo, "participar desses programas é uma oportunidade ímpar para os professores da rede, no sentido de ampliarem os conhecimentos acerca do processo ensino-aprendizagem nessa interação com alunos e professores da UFS. Trata-se de uma formação continuada com foco em projetos educacionais, na qual todos os atores saem ganhando, principalmente os alunos da rede pública; afinal, todos os esforços no âmbito dos programas têm como finalidade a melhoria da qualidade do ensino".

Para mais informações sobre as inscrições, acesse os editais por meio do link: http://prograd.ufs.br/conteudo/65767-publicados-editais-para-selecao-de-preceptores-para-o-programa-de-residencia-pedagogica-e-para-supervisores-do-pibid

Pibid e Residência Pedagógica

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa a proporcionar aos alunos na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo uma imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente da escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, a vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 às 17:15:00