Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021 às 12:00:00
Pré-Universitário do Estado inicia distribuição do material didático e fardamento aos alunos

O programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc) inicia a distribuição dos kits escolares aos 5.445 alunos matriculados no ano letivo de 2021. Dentre os materiais, estão os módulos de estudo impressos, fardamento e máscara de proteção respiratória de tecido. Como forma de evitar aglomerações nos locais de entrega, a Seduc orienta que os estudantes se informem com antecedência sobre os horários para a retirada do material, entrando em contato com seus coordenadores de polo.

De acordo com a professora Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), pela primeira vez o Preuni começa suas atividades do ano com o estudante dispondo desse kit. “Todo o material já está sendo encaminhado às diretorias regionais de educação (DREs), e cada polo vai organizá-lo, de modo que os alunos sejam recepcionados com esse kit e estejam preparados para o retorno das aulas presenciais”, disse ela, lembrando que as atividades do programa tiveram início no dia 22 de março, no formato remoto, por meio de videoaulas na TV Estude em Casa e YouTube da Seduc.

Ela reitera que a distribuição do material no início das atividades é um marco para a história do Pré-Universitário. “Isso é fruto de um esforço e de um desprendimento do Governo de Sergipe, a fim de apoiar o aluno que vai se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. A gente entende que iniciar as atividades com esse material de estudo, mesmo que esteja disponível de forma virtual no portal Estude em Casa, na versão impressa, é extremamente importante para aquele estudante que está fazendo exercícios, leituras e idas e vindas nos conteúdos", pontuou a diretora do Dase.

No que se refere ao material pedagógico, o kit do Preuni traz três módulos de acompanhamento dos estudos. São eles: Caderno 1 - Arthur Bispo do Rosário, e o Caderno 2 - Acrísio Cruz, com os assuntos de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, os quais somam 32 aulas balizadas aos assuntos do Enem e outros vestibulares, além do Caderno de Redação - Zizinha Guimarães, apostila que contém dezenas de atividades estruturadas à Matriz das Competências Avaliadas na Redação do Enem.

O estudante Diogo Silva Sardeiro, do polo Atheneu Sergipense, em Aracaju, já retirou o seu kit. Para ele, o material didático é importante para o acompanhamento dos conteúdos. “O Enem é uma prova muito longa e exige treinamento e o material dá esse direcionamento. É difícil fazer um planejamento dos estudos sozinho. Seguindo o módulo dá tudo certo”, frisou, afirmando que ainda tenta se adaptar à rotina de estudo online.

Os cadernos, artigos e outros conteúdos específicos para o Enem estão disponíveis na versão digital no portal Estude em Casa: www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021 às 12:00:00