Terça-Feira, 10 de Maio de 2022 às 15:00:00
Natureza é o tema da celebração de “Dia das mães” da Orsse
A apresentação integra a programação da Série Cajueiros 2022, e será regida pelo maestro convidado Edson Piza

No próximo dia 12 de maio, quinta-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retorna aos palcos do Teatro Tobias Barreto para uma homenagem especial às Mães. Em concerto intitulado “Paisagens da Arcádia”, o grupo interpretará obras com a natureza como tema, concebidas por grandes nomes como Beethoven, Wagner e Brahms. A regência estará a cargo do maestro convidado Edson Piza, novo regente do Coro da Orsse e pianista do grupo.

Os ingressos a preços populares já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. Para o acesso ao Teatro é necessária a apresentação do comprovante vacinal completo (2 doses ou mais) contra a Covid-19.

Segundo o maestro Edson Piza, regente convidado, “a escolha desse repertório, em específico, para uma homenagem ao Dia das Mães, parte da antiga associação presente na cultura ocidental de interligar a terra com a figura feminina, como no mito grego de Gaia, deusa da fertilidade e responsável pelos ciclos de cultivo da terra. Temos essa ideia da Mãe-natureza enraizada na nossa sociedade, e a proposta de celebrar a natureza através da música vai ao encontro com a ideia de celebrar o nascimento e a vida.”

Nas palavras do diretor artístico da Orsse, Guilherme Mannis, “podermos homenagear as mães com a temática da natureza é algo vital; é pensarmos na figura materna em sua essência, conectando-nos novamente com nossas origens, nossa casa comum.”

Neste sentido, o concerto denomina-se “Paisagens da Arcádia”, e foram escolhidas três peças com esta temática. Como abertura, será apresentada a peça “Os murmúrios da floresta”, um trecho da ópera Siegfried (1876) arranjado pelo próprio compositor, Richard Wagner, para ser executado como uma peça sinfônica.

Sobre a segunda obra a ser apresentada, reitera-se que a natureza é um tema recorrente na arte neoclássica de meados do séc. XVIII, e se estende por todo o séc. XIX, seja na poesia dos românticos alemães, como Goethe e Heine, que viam nela um espaço de sonhos, mitos e liberdade, ou mesmo na pintura de Almeida Júnior, que através de uma técnica nitidamente européia, retratava com originalidade e maestria a simplicidade da vida campestre do interior paulista. É também no séc. XIX que o alemão Johannes Brahms(1833-1897) se encanta por uma melodia de caráter bucólico e pastoril atribuído a Haydn, e desenvolve suas variações sobre um tema de Haydn (1873), empregando técnicas sofisticadas de composição que até mesmo o mestre Bach ficaria impressionado. Essa obra se situa entre as mais importantes da literatura para orquestra sinfônica, assim como a Sinfonia Pastoral de Beethoven, peça que completa a apresentação.

Sobre o maestro Edson Piza
Natural de Campinas (SP) e graduado em regência pela UNESP em 2014. Vencedor de concursos nacionais, fez parte da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e da Academia da OSESP em São Paulo, como regente em residência. Participou de diversas masterclasses, tendo aulas com Giancarlo Guerrero, Alexander Liebreich, Neil Thomson, Nicolás Pasquet, etc.

Em festivais no exterior, foi orientado por David Effron, no Festival de Miami em 2018, e, no mesmo ano, por Arturo Diemecke, no Seminário de Dirección Orquestal do Teatro Colón de Buenos Aires. Cursou um ano do mestrado em regência orquestral no Peabody Conservatory (EUA) sob orientação da maestra Marin Alsop, onde atuou também com a orquestra e o coro do instituto, além de ser bolsista como regente assistente do Departamento de Ópera da universidade.

Recentemente atuou como regente e preparador do elenco da montagem de Gianni Schicchi de G. Puccini, produção da Cia. de Ópera SP, com recitais em 17 cidades do interior do estado de São Paulo.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Concerto especial das mães – Série Cajueiros 2022
Teatro Tobias Barreto, 12 de maio, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$10 (meia-entrada) e R$20 (inteira), nas Bilheterias do TTB (ter-dom, 12-19h).
Obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação em duas doses.

Repertório e intérpretes:
EDSON PIZA, regente convidado
Richard WAGNER
“Waldweben”, da ópera Siegfried
Johannes BRAHMS
Variações sobre um tema de Haydn, op. 56
Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia nº6, em Fá maior, “Pastoral”

Duração: 80 min
Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê/Governo de Sergipe

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Natureza é o tema da celebração de “Dia das mães” da Orsse
Terça-Feira, 10 de Maio de 2022 às 15:00:00

Sobre o maestro Edson Piza

SERVIÇO
Teatro Tobias Barreto, 12 de maio, quinta-feira, 20h30
Obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação em duas doses.

Repertório e intérpretes:
EDSON PIZA, regente convidado
Richard WAGNER
“Waldweben”, da ópera Siegfried
Johannes BRAHMS
Variações sobre um tema de Haydn, op. 56
Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia nº6, em Fá maior, “Pastoral”

Duração: 80 min
Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê/Governo de Sergipe