Segunda-Feira, 31 de Outubro de 2022 às 16:30:00
Museu da Gente Sergipana é homenageado em publicação do IBGE
A edição 2022 do Brasil em Números é ilustrada com imagens de instalações e de obras de arte expostas no Museu da Gente Sergipana

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE lançou, na última quinta-feira (27), a 30ª edição do Brasil em Números, publicação anual composta por informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira. Este ano a publicação homenageia o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda. Imagens das instalações interativas e das obras de arte expostas no museu ilustram as páginas da publicação, exaltando a cultura e os artistas sergipanos.

A relevância do Museu, primeiro de multimídia interativo das regiões norte e nordeste, enquanto instituição cultural de preservação e disseminação do patrimônio material e imaterial de Sergipe contribuiu para a escolha. Após enviar imagens de todas as instalações do museu e das obras nele existentes, coube ao IBGE selecioná-las. “Retratar o Museu da Gente Sergipana foi um desafio para nós e ao mesmo tempo muito gratificante, afinal, temos como tradição mostrar obras, esculturas e aqui a gente teve todo o cuidado de apresentar o caráter tecnológico do museu. Isso nos guiou ao longo de todo o trabalho. Cada capítulo é aberto com imagens do museu, o que nos aproxima ainda mais do objetivo de divulgar o saber acadêmico e a arte brasileira”, destaca Isabela Torres, coordenadora executiva do projeto Brasil em Números.

Ao todo, 28 imagens dos fotógrafos Márcio Garcez e Diego Souza, compõem a 30ª edição. As fotografias retratam aspectos da história, da cultura, dos costumes, da culinária, da fauna e da flora, do jeito de falar, de vestir e de brincar dos sergipanos. Já a autoria das obras selecionadas é dos artistas Caã, Leonardo Alencar, Hortência Barreto, Bené Santana, José Fernandes, Mônica Schneider, Osman Soares da Silva, Antônio da Cruz, Tintiliano e Elias Santos.

A obra denominada de Ventania, do artista Antônio da Cruz, é uma das que integram a publicação do IBGE. Para Cruz, é um importante reconhecimento ao artista sergipano. “É uma felicidade porque ter uma obra catalogada por uma instituição como o IBGE é conquistar mais um importante reconhecimento ao nosso trabalho. E essa oportunidade dada ao Museu da Gente Sergipana de ser o homenageado desse ano, por tabela condecora os artistas e a cultura sergipana”.

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, registra seu agradecimento e orgulho pela homenagem ao Museu da Gente Sergipana. “Para o Instituto Banese é uma honra contribuir com a 30ª edição da publicação nacional Brasil em Números, esse ano ilustrada com imagens das instalações e obras presentes no Museu da Gente Sergipana. Recebemos essa homenagem também como uma manifestação de valorização da cultura e dos artistas do nosso estado. Além disso, sediar o lançamento nacional desse importante instrumento de consulta sobre as variadas temáticas relacionadas ao Brasil, e ainda os debates que aconteceram no museu, muito nos orgulha”, destaca.

O evento de lançamento encerrou com a apresentação do grupo sergipano de percussão Burundanga.

Seminário

Além do evento de lançamento da publicação, aconteceu nos dias 26 e 27, em parceria com o Instituto Banese, o ‘XIII Seminário Brasil em Números - A arte de retratar o Brasil’. A programação reuniu autores, pensadores e a comunidade acadêmica – além de representantes do IBGE – na discussão dos principais temas abordados na obra.

Brasil em Números

Colaboram com a publicação mais de 30 autores – entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos. São quase 500 páginas de textos entremeados com gráficos, tabelas e fotografias, abordando temas como mercado de trabalho, educação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, entre outros. O capítulo inicial, de autoria de Petrônio Rodrigues, doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trata de uma breve história do Brasil. “O autor cita as dores e as potências da alma híbrida e multifacetada do Brasil, correlacionando-as com o próprio museu homenageado”, ressalta Isabela Torres.

A questão da pandemia de Covid-19 e seus impactos na sociedade perpassa de forma transversal por toda a obra. “Dos 23 artigos, 15 citam a pandemia, mesmo sem tê-la como tema principal, mas analisando-a com maior ou menor grau de profundidade”, explica a coordenadora.

O Brasil em Números é publicado continuamente desde 1992 e está disponível em português e inglês, ampliando ainda mais a abrangência e o impacto do projeto. Além das informações fornecidas pelo IBGE, os autores utilizam dados produzidos pelo Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e algumas de suas instituições vinculadas. A edição 2022 está disponível em versão online, no formato e-book, no site do IBGE.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Museu da Gente Sergipana é homenageado em publicação do IBGE