Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2021 às 10:30:00
Mobilização para o Saese é pauta de reunião entre Seduc e secretários municipais do Agreste e Centro-Sul
O objetivo é alinhar as informações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) no âmbito dos municípios

Com o objetivo de alinhar as informações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) no âmbito dos municípios, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio das diretorias regionais de educação (DREs 2 e 3), realizou reuniões com os secretários municipais de Educação do Agreste Central e Centro-Sul sergipanos. Durante os encontros, os técnicos da Educação Estadual reforçaram o período de aplicação, como as escolas podem se preparar, além da importância e qual o intuito da avaliação para a rede pública de ensino.

Na terça-feira, 5, a equipe da DRE 2 reuniu-se com secretários municipais de Educação e coordenadores pedagógicos dos cinco municípios que fazem parte do Centro-Sul sergipano. Segundo a diretora da Regional 2, professora Daniela Silva, o encontro foi realizado para mobilizar as redes municipais no intuito de garantir a participação dos alunos no Saese. “É uma forma de mantermos o diálogo e fortalecer a parceria entre Estado e municípios. Tivemos um encontro muito positivo, no qual os gestores puderam esclarecer dúvidas sobre a avaliação, socializar experiências em torno das ações desenvolvidas para retorno das aulas presenciais, entre outros assuntos”, declarou.

O secretário de Educação de Riachão do Dantas, José Sérgio Costa França, avaliou a reunião como proveitosa. Para ele, fazer o diagnóstico da educação básica é essencial, visto que a pandemia tem gerado muitas sequelas educacionais. “Nosso município está ciente da importância do Saese, e já estamos nos preparando. Na próxima semana vamos iniciar o diálogo com os diretores das escolas para alinhar os detalhes da aplicação. Outro ponto que será priorizado é o apoio das famílias. Conversaremos com os pais dos alunos para falar sobre a avaliação, como se dará esse processo”, explicou. Riachão conta com 31 escolas, 24 das quais vão aplicar o Saese, garantindo a participação de cerca de 600 alunos.

Em Itabaiana, na sede da DRE 3, representantes das 14 secretarias municipais de Educação que compõem a regional participaram de reunião na segunda-feira, 4. “O objetivo foi divulgar e mobilizar as redes municipais para o Saese, reforçando ainda o regime de colaboração. Trata-se de um momento importante que vai possibilitar que a rede pública disponha de dados atualizados sobre o desempenho escolar, com foco na melhoria dos indicadores e no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, disse a gestora da Diretoria Regional de Educação 3, professora Daniela Silva Santana.

Aplicação do Saese

A Seduc e as secretarias municipais de Educação realizarão, em regime de colaboração, uma força-tarefa para aplicarem, no período de 18 a 29 de outubro, os instrumentais de diagnóstico (testes de proficiência e questionários contextuais) do Saese. É a primeira vez que o Estado fará a avaliação externa em larga escala, colocando em prática a meta 7 do Plano Nacional de Educação e mais uma meta do Plano do Governo de Sergipe para a Educação proposto para o quadriênio 2019–2022.

Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio, da rede estadual, terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O Saese também vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2021 às 10:30:00