Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007 às 07:30:00
Matrículas para alunos portadores de necessidades especiais vão até o fim de fevereiro

As matrículas para alunos portadores de necessidades especiais nas escolas da rede pública estadual vão até o fim de fevereiro. O processo de comprovação do diagnóstico pedagógico, que antecede as matrículas, está sendo realizado na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. De acordo com informações da coordenação do setor, só nos primeiros dias de janeiro, foram atendidas mais de 50 mães interessadas em matricular seus filhos em escolas e classes especiais ou inclusivas da rede estadual.

Os alunos são oriundos de escolas públicas e privadas do interior do Estado e da capital. Em alguns casos, as crianças e adolescentes nunca receberam ensino especializado. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) envolve, além das Diretorias Regionais, a Divisão de Educação Especial (Dieesp) e o Centro de Referência em Educação Especial de Sergipe (Creese).

O aluno que passa pelo diagnóstico tem o seu nível de aprendizagem avaliado pelos profissionais do Creese. Depois da avaliação, o aluno é encaminhado para a turma adequada, seja ela do ensino regular ou especial.

A rede estadual possui duas escolas exclusivas para a educação especial, a João Cardoso do Nascimento Júnior, em Aracaju, e a Venúzia Rodrigues Franco, em Nossa Senhora do Socorro. Além dessas duas, outras 15 instituições estão preparadas para receber alunos com vários tipos de necessidades.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007 às 07:30:00