Segunda-Feira, 08 de Janeiro de 2007 às 08:53:00
José Fernandes Lima recebe visita de representantes do Sintese

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes Lima, recebeu nesta segunda-feira, 8, a visita de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Sergipe (Sintese). Durante a conversa, o secretário apresentou as providências que estão sendo tomadas com relação às matrículas para este ano letivo e à merenda escolar. Ele afirmou que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai manter um canal de diálogo com os membros do sindicato. Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana.

Os representantes do Sintese deram as boas vindas ao secretário e expuseram as preocupações da categoria em relação ao funcionamento das escolas. Professor Lima informou aos professores que abriu um inquérito administrativo para apurar a denúncia de desvio de carne da merenda escolar e está preparando uma campanha para estimular os pais a matricularem seus filhos na rede pública estadual de ensino. "Queremos ampliar o número de alunos da rede pública estadual. Estamos elaborando uma campanha convocando os pais a matricularem seus filhos nas escolas estaduais", afirmou professor Lima.

De acordo com o secretário, o Departamento de Alimentação Escolar está fazendo um levantamento das condições de abastecimento das escolas para verificar quais os alimentos que precisam ser comprados. "Se for necessário, vamos fazer uma licitação de emergência para atender as demanda, pois não podemos ter problemas com o início do ano letivo. Quero adiantar que vamos comprar apenas o que estiver faltando", disse professor Lima. O início das aulas está previsto para o dia 12 de janeiro.

Reunião

Segundo o secretário de Educação, nesta terça-feira, 9, será realizada uma reunião com os diretores das Diretorias Regionais, para verificar a situação administrativa das escolas. De acordo com ele, caso um diretor se afaste do cargo espontaneamente, os coordenadores e secretários vão administrar a escola até a nomeação de um novo diretor.

Professor Lima informou, também, que foi criada uma comissão para verificar a situação física das escolas e os quadros de professores e funcionários. "Estamos fazendo um diagnóstico do corpo funcional e da estrutura das mais de 400 escolas estaduais para podermos agir dentro das necessidades de cada unidade de ensino", afirmou o secretário.

Com relação à cessão de prédios da educação para prefeituras, o secretário de Educação disse que vai se inteirar sobre como foram feitas essas cessões para tomar as providências cabíveis. Sobre o funcionamento dos Centros de Excelência e demais programas educacionais, professor Lima disse que todos em execução serão avaliados, mas que no momento não vai haver descontinuidade para não causar transtornos aos alunos.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

José Fernandes Lima recebe visita de representantes do Sintese