Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020 às 15:00:00
Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, 21
As notas dos alunos da rede estadual ainda estão sendo contabilizadas, mas um resultado parcial já dá conta de que 1462 estudantes alcançaram pontuação acima de 800; e 28 alunos registraram 980 pontos na prova de redação

O sonho de ingressar no curso superior está cada vez mais próximo. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020/1, que permite aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o acesso às universidades públicas, estarão abertas a partir desta terça-feira (21), estendendo-se até o dia 24. Nessa primeira chamada, serão disponibilizadas 237.128 vagas em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. Além do Sisu, outros programas estarão com seleções abertas nas próximas semanas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil, o Novo Fies.

Candidatos que tiraram acima de zero na redação do Enem 2019 estão aptos a participar do Sisu e já podem consultar na página do programa as vagas disponíveis. O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode fazer a inscrição no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Enem de 2019 e não esteja na situação de ‘treineiro´.

A coordenadora do curso Pré-Univiersiário do Governo de Sergipe, professora Gisele Pádua dos Santos explica que o participante precisa ficar atento às datas, notas de corte e modalidades de concorrência no ato da inscrição. "O estudante escolhe as duas opções de curso, instituição, local e o turno. Para além dessas escolhas, eles precisam escolher a modalidade que vão concorrer. Os nossos estudantes da rede pública têm prioridade no acesso: direito a concorrer as vagas que são estabelecidas pelas cotas, desde que ele tenha feito o ensino médio completo na escola pública", disse ela, aconselhando que os candidatos realizem a inscrição logo no primeiro dia do início do prazo.

O resultado dessa seleção será divulgado no dia 28 de janeiro. Se aprovado, o candidato pode se matricular no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, mesmo prazo para participar da Lista de Espera. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições inicia a partir de 7 de fevereiro a 30 de abril de 2020. "Quem não conseguiu aprovação nessa primeira chamada pode se cadastrar na lista de espera. Isso é muito importante porque ao longo do ano várias chamadas vão ocorrer. Então das duas opções, o estudante pode se cadastrar em uma opção, ficar na lista de espera e acompanhar as chamadas regulares. Nem tudo está finalizado no dia 28", salientou Gisele Pádua.

Rede estadual é destaque

Mais de 552 estudantes da rede estadual alcançaram notas acima de 900 na redação do Enem 2019. Os resultados finais, tanto da redação, quanto das outras áreas do conhecimento, já estão disponíveis na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

As notas dos alunos da rede ainda estão sendo contabilizadas, mas um resultado parcial já dá conta de que 1462 estudantes alcançaram pontuação acima de 800; e 28 alunos registraram 980 pontos na prova de redação, que teve como tema "Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil".

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, 21