Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 14:00:00
Incentivo à ciência: Governo de Sergipe recebe propostas para Feiras de Ciências Escolares e Estadual até segunda-feira, 01
Serão concedidos auxílios e bolsas no valor total de R$ 947.200,00

Os interessados em enviar propostas para a realização de feiras científicas no âmbito do estado têm até a próxima segunda-feira, 1º de novembro, para a submissão dos projetos via e-Doc. Estruturado em duas linhas de financiamento, o edital nº 08/2021, do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Ciência e Inovação Tecnológica (Fapitec), vai apoiar a realização de feiras científicas, como as Feiras de Ciências Escolares, cujo objetivo é promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento acadêmico de estudantes da rede pública; e Feira Científica Estadual, com o objetivo de incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva, enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso de pesquisas nas escolas públicas do território sergipano.

Serão concedidos auxílios e bolsas no valor total de R$ 947.200,00. Deste montante, R$ 860 mil são destinados à contratação de 100 projetos de Feiras de Ciências Escolares, mais 300 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc), e R$ 87.200,00 para a contratação de um projeto de Feira Científica Estadual, mais uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e mais 20 bolsas IC Jr/Seduc.

Para as Feiras de Ciências Escolares serão contratados até 100 projetos. Cada projeto aprovado será contemplado da seguinte forma: um auxílio no valor de R$ 5 mil destinado à Feira Escolar; três Bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc), no valor de R$ 100 por mês, pelo período de até 12 meses. No tocante à Feira Científica Estadual será contratado apenas um projeto, que será contemplado com um auxílio no valor de R$ 50 mil destinado à Feira Científica Estadual; uma Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI/Seduc) no valor de R$ 1.100 por mês, pelo período de até 12 meses; 20 Bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc) no valor de R$ 100 por mês, pelo período de até 12 meses. O coordenador do projeto deverá abrir conta no Banco do Estado de Sergipe (Banese), exclusivamente para essa finalidade.

Submissão dos projetos

A submissão dos projetos ocorre via e-Doc, que pode ser acessado em: www.edocsergipe.se.gov.br/protocolo-externo. O participante deverá apresentar documentação que comprove o vínculo formal com a instituição, e a aprovação da proposta está condicionada à apresentação e aceite, após análise, do mencionado comprovante. O atendimento aos critérios de elegibilidade é obrigatório e imprescindível para o exame da proposta, seu enquadramento, análise e julgamento. A ausência ou insuficiência de informações sobre quaisquer deles poderão resultar na desclassificação.

Para participar da seleção relativa à Feira de Ciências Escolares, o proponente precisa ter, no mínimo, 10 trabalhos científicos realizados preferencialmente em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, dentro do mesmo município. Deverá também participar, obrigatoriamente, das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano corrente; e deverá realizar a divulgação da Feira para inscrição de trabalhos com amplitude municipal.

Já para a Feira Científica Estadual, o participante deve reunir, no mínimo, 40 trabalhos científicos realizados em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Sergipe; abranger no mínimo 10 municípios; participar obrigatoriamente das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano corrente e também realizar a divulgação da Feira para inscrição de trabalhos com amplitude estadual.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou na Coordenação do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapitec, pelo telefone (79) 3259-3007, ou pelo e-mail: procit@fapitec.se.gov.br.

Acesse o edital:

/ Notícias / educacao_cultura_esportes