Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2021 às 16:30:00
Imersão Científica 2022 recebe inscrições de meninas e professoras do Ensino Médio
As Inscrições são exclusivamente para estudantes que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio e professoras da Rede Pública Estadual de Educação

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informa que estão abertas até o dia 5 de novembro as inscrições para a 8ª edição da Imersão Científica 2022 do Programa Futuras Cientistas, exclusivamente para estudantes que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio e professoras da Rede Pública Estadual de Educação. A iniciativa é do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por via eletrônica, por meio do preenchimento de formulário online disponibilizado na página do CETENE. A documentação deverá ser enviada até às 23h59 na data limite de submissão. O formulário deve ser preenchido, anexando todos os documentos devidamente assinados e digitalizados em formato jpg ou pdf. Os anexos encaminhados devem limitar-se a 3Mb de tamanho total.

A coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Seduc), Danielle Virginie, lembra que a Seduc tem trabalhado bastante para promover a presença ou acesso das mulheres na ciência. “Nós entendemos que são áreas que carecem de fato de uma maior presença feminina, então hoje trabalhamos com essa parceria com o pessoal do CETENE e também financiamos projetos contemplados pela chamada de 2018 do Ministério da Ciência e da Tecnologia, no programa Meninas na Ciência”, disse.

Será aceita apenas uma inscrição por participante, e a candidata deverá escolher um plano de trabalho em uma das áreas de atuação/instituição parceira oferecidas pelo programa. Em Sergipe, serão disponibilizadas 15 vagas, executadas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), nos laboratórios de Robótica, com o título “Construção e implementação de um robô móvel”; o de Físico-Química mediante o trabalho “Biocombustíveis e Reaproveitamento de resíduos orgânicos”; e o CETENE, com o tema “Vivenciando o dogma da biologia molecular: do DNA à proteína”. Cada uma das 60 participantes receberá um auxílio de R$ 500,00;  kit para experimentos; e brindes exclusivos.

Na inscrição das estudantes, deverá conter o formulário online devidamente preenchido e currículo resumido da participante, modelo Lattes/CNPq; documento com carimbo da direção da escola informando as médias do ano letivo corrente (2021) das disciplinas de Química, Física, Matemática, Biologia e Português, ou fotocópia do Boletim Escolar do ano de 2021; Documento de identidade (frente e verso) e CPF; Termo de autorização assinado pelo Representante Legal; e o comprovante de residência em nome próprio ou do representante legal.

Para a inscrição das professoras de Ensino Médio, além do formulário, será necessário o currículo resumido da participante, modelo Lattes/CNPq; documentos a serem avaliados para pontuação geral do currículo; diploma do curso de graduação; RG (carteira de identidade - frente e verso) e CPF; e comprovante de residência. De acordo com a organização do edital, para a inscrição não será exigida a apresentação de projeto de pesquisa tanto para as professoras quanto para as estudantes. O programa entende que há um projeto de pesquisa que será elaborado e desenvolvido para a candidata sob a orientação do pesquisador-orientador.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste processo de inscrição podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço futurascientistas@cetene.gov.br ou pelos telefones 81-3334-7267/81-3334-7224/81-3334-7201.

Conheça a Imersão Científica 2022 e acesse o edital:https://linktr.ee/futurascientistas

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2021 às 16:30:00