Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2007 às 08:50:00
Igreja Matriz de Divina Pastora é restaurada

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, representou o Governo do Estado na solenidade de inauguração da restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Divina Pastora, no município de Divina Pastora. O evento foi realizado na terça-feira, 6. A obra, uma iniciativa da Petrobras, foi executada pela Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe e custou R$ 2 milhões.

Durante a solenidade, o secretário de Cultura disse que o Governo do Estado vai redefinir as diretrizes da política cultural, valorizando todas as representações culturais sergipanas. "Será uma política do Estado, incorporando todos os bens materiais, valorizando todo o acervo e o patrimônio, compromissada com o povo sergipano", afirmou Luiz Alberto dos Santos.

A povoação de Divina Pastora, localizada na zona canavieira do Estado, foi elevada à categoria de Paróquia em 31 de maio de 1835. A igreja é uma construção do século XVIII e o seu frontispício assina o inconfundível estilo jesuítico no Nordeste. No seu interior predomina o estilo barroco na sua segunda fase e no forro da nave central está a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. Na sua restauração foram usadas 13 mil mini folhas de ouro.

Fotos: Guilherme Mendes/Petrobras

A originalidade da igreja consiste em possuir, ao longo da nave, um corredor aberto com cinco arcadas. Esta disposição, segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Sergipe, Eliane Maria Silveira Fonseca Carvalho, é atribuída ao fato da igreja ter sido uma Basílica Votiva de Peregrinação.Os serviços de restauração foram executados em duas etapas. Na primeira, foram restaurados os forros com pintura artística da capela-mor da nave central, do coro e da sacristia. Na segunda fase, foram restaurados o retábulo da capela-mor e os retábulos da epístola e da sacristia com suas mesas de altar. Foram também restaurados o arco cruzeiro, os púlpitos, as sanefas, as cimalhas e as imagens sacras do acervo da igreja.Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Divina Pastora, José Carlos de Souza, o deputado federal Jackson Barreto, que fez o pedido de restauração da igreja à presidência da Petrobras, então ocupada por José Eduardo Dutra, e o gerente-geral da Petrobras em Sergipe, Eugênio Dezen.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Igreja Matriz de Divina Pastora é restaurada