Terça-Feira, 01 de Outubro de 2019 às 15:45:00
Governo de Sergipe realiza o II Simulado Online para o Enem
Uma série de ações para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio acontece até o dia que antecede as provas

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realiza até o dia 11 de outubro, o II Simulado Online, visando reforçar a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) e para os demais vestibulares. Neste ano o Enem acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. O Simulado Online é organizado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), através do Programa Pré-Universitário.

O candidato interessado em participar deverá acessar a página principal do Portal da Seduc e clicar no banner “Simulado Online”, sendo redirecionado automaticamente para a plataforma de simulação, onde responderá a 40 questões das quatro áreas de conhecimento, todas elas gabaritadas e devidamente comentadas pela equipe de professores do Pré-Universitário. O acesso estará liberado 24 horas dentro do prazo estabelecido, garantindo que o candidato possa melhor organizar seu regime de estudos, além de acessar quantas vezes julgar necessário para seu melhor aproveitamento.

De acordo com a diretora do Dase, Eliane Passos, nesta edição o Simulado traz uma novidade. “A grande inovação são as questões comentadas. O aluno vai ter a oportunidade de conhecer as questões, arriscar a resposta que ele acha que condiz com seus estudos e depois poderá ver a explicação. É uma forma de interagirmos com os estudantes em uma possível dúvida que eles tenham”, explicou

Ações

O Programa Pré-Universitário tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito, oferecido na modalidade presencial. Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-Universitário estendem-se até os dias das provas do Enem, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um acolhimento aos alunos matriculados no programa.

Ao todo, o Preuni conta com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios, e atende a mais de 5.550 estudantes de todas as regiões do sstado.

A diretora do Dase, Eliane Passos, destaca que no próximo sábado, 5, será realizado o último aulão de revisão nas Diretorias Regionais de Educação, dessa vez para a DRE-2, em Lagarto, com uma expectativa de cerca de 1.400 estudantes.

Além dos alunos do Pré-Universitário, os estudantes das escolas da rede estadual de ensino também são atendidos em diversas ações promovidas pela Seduc, por meio do Departamento de Educação (DED), para auxiliá-los na preparação para o Enem.

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), do DED, Joniely Cheynne Cruz, explica que as atividades relativas ao Enem acontecem durante todo o ano. “As escolas de ensino médio têm, em seu planejamento, várias estratégias que trabalham com as habilidades que fazem parte do Enem. A gente faz um trabalho de acompanhamento e incentivo à inscrição, e temos agora o desafio de estar mobilizando, juntamente com as DREs, a participação efetiva dos alunos no dia da aplicação do Enem, que é uma porta de acesso ao ensino superior e uma oportunidade de transformação na vida desses jovens”, disse.

Ela destacou que são realizadas, durante o ano letivo, iniciativas como orientações, aulões e revisões nos espaços das escolas, além de parcerias com instituições para ministrar aulas de Redação e produção de texto. Outra parceria de êxito foi com o professor Fabiano Oliveira, que tem levado a Aula Show “O Enem, o Show e Você” para todas as Diretorias Regionais de Educação. “O professor Fabiano faz um trabalho com as figuras de linguagem, trazendo-as para o contexto dos jovens, mostrando que é possível aprender de forma significativa e contextualizada. E esse aulão foi para todas as Regionais e nós atendemos a mais de três mil alunos nessa parceria. É um evento que mostra como a Língua Portuguesa é importante na formação desses jovens e como aprender as figuras de linguagem de forma lúdica, dinâmica, atrativa”, afirmou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Governo de Sergipe realiza o II Simulado Online para o Enem