Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019 às 18:00:00
Governo de Sergipe lança programa de alfabetização em parceria com os municípios
O objetivo da ação é garantir que todas as crianças das escolas públicas estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade

Com o objetivo de implementar uma política de Estado que tenha como foco a alfabetização de todos os estudantes da rede pública matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática, o Governo de Sergipe realizará no dia 29 de agosto, às 9h, no Teatro Tobias Barreto, o lançamento do programa Alfabetizar pra Valer, evento que reunirá prefeitos e secretários da Educação de todo o Estado. A iniciativa consiste no Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa e visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é beneficiar, anualmente, mais de 46 mil crianças nas escolas públicas de Sergipe de ensino fundamental.

O Programa nasce no momento em que a distorção idade/série entre os alunos do Ensino Fundamental coloca Sergipe entre os estados com maior distorção. Para que este quadro se reverta, o “Alfabetizar pra Valer” precisa ser executado por meio de um regime de colaboração entre Estado e Municípios. Esta parceria é estratégica porque os municípios são detentores de 80% dos matriculados nos anos inicias do Ensino Fundamental.

Como uma forma de incentivar a participação das redes municipais, o governo estadual fará mudanças na redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garantindo mais recursos aos municípios que valorizam a Educação. Além disso, os municípios receberão material pedagógico, formação continuada para todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, prêmios para as escolas com bom desempenho e acompanhamento de resultados.

O governador Belivaldo Chagas destaca a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios na melhoria da alfabetização das crianças sergipanas. “O Alfabetizar pra Valer é um programa que vai exigir recursos e estamos destinando a verba do ICMS, mas também exige dedicação, planejamento e execução de forma adequada. Vamos acompanhar o dia a dia desse trabalho que envolverá os municípios e o Governo do Estado”, ressalta o governador.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte da Cultura (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, ressalta que o Alfabetizar Pra Valer será lançado com a presença de convidados de todas as esferas políticas e da sociedade sergipana. "Precisamos que todos estejam envolvidos e engajados para melhorarmos a alfabetização. É um grande pacto para a alfabetização de crianças até 7 anos de idade. Queremos trabalhar com todos os municípios do estado de Sergipe. As escolas que tiverem o melhor desempenho serão premiadas”, afirma.

Durante o mês de agosto, o secretário Josué Modesto recebeu em seu gabinete o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), José Antônio Alves; o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Cristiano Cavalcante; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), José Thiago Alves de Carvalho, para apresentar-lhes o programa e convidá-los a participar do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa.

Criação do SAESE

Com o Alfabetizar Pra Valer nasce o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE), que se constituirá num importante instrumento para o subsídio, formulação e monitoramento das políticas educacionais no Estado, objetivando diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos das Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino. O SAESE será responsável pela avaliação externa da Educação Básica no Estado que será realizada, anualmente, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e se efetivará por meio da aplicação de testes de proficiência em todas as escolas das Redes Públicas.

Serão avaliados todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, podendo, a qualquer tempo, estender-se a outros anos, bem como a outros componentes curriculares da Educação Básica.

Com o Alfabetizar pra Valer e o Saese, pela primeira vez, as crianças terão avaliação de fluência em Sergipe, ou seja, além de avaliar a escrita, elas serão também avaliadas na leitura. Os benefícios  do programa já poderão ser vistos em 2021.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019 às 18:00:00