Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 às 17:15:00
Governo de Sergipe fortalece Ensino em Tempo Integral com ampliação de vagas
Expansão é considerada um avanço no Estado, que passa de 72 para 96 unidades ofertantes da modalidade

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), abriu mais 1.150 vagas no Ensino em Tempo Integral para o ano letivo 2023. Nesse contexto, 24 novas escolas já estão com as matrículas abertas, e ofertarão o Ensino Integral a todas as nove Diretorias Regionais de Educação e à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Serão contempladas 13 escolas de Ensino Médio, 11 do Ensino Fundamental e duas de Educação Profissional e Tecnológica/EPT.

“Fortalecer o Ensino Integral faz parte do plano de governo de Fábio, e estamos trabalhando a ampliação como forma de promover a melhoria dos índices pedagógicos da Educação. Assim, buscamos garantir que os alunos dos anos finais do Fundamental já estejam adaptados ao Integral quando passarem para o Ensino Médio. Ofertaremos essa modalidade em 63 municípios sergipanos, garantindo o acesso à educação integral e em tempo integral em 84% do território sergipano. O ensino integral prepara o estudante para a vida”, disse o secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral.

A proposta da oferta do Integral nos anos finais do Ensino Fundamental é uma meta de Governo a ser seguida em Sergipe. No ano letivo de 2023, a expansão atinge 11 novas unidades. Dessas, sete vão ofertar apenas o 6º ano nesta modalidade, o que corresponde a 335 matrículas. Quatro escolas ofertarão 6º e 7º anos, o que perfaz 260 matrículas.

De acordo com a coordenadora geral do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral, Mônica Rodrigues Silva, Sergipe ganha mais uma vez com o processo de expansão das escolas que ofertam este importante sistema. “Essa expansão é um avanço no Estado, que passa de 72 para 96 unidades, com a previsão de atingirmos a meta do Plano Nacional de Educação até 2026. O plano do governo estadual é atingirmos 83% do Ensino Médio. Mas, por conta dos bons resultados alcançados pelo programa não só em Sergipe, mas no Brasil, devemos ir além desse percentual. Isso mostra que estamos no caminho certo. Sergipe não poderia ficar de fora na oferta de uma educação de qualidade”, disse.

Processo seletivo

Para garantir e fortalecer o funcionamento dos Centros de Excelência de Educação em Tempo Integral (CEETI), a Seduc realizou o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professores de Educação Básica da Rede Pública Estadual que desejam atuar na Regência de Classe nas referidas instituições. O prazo das inscrições foi de 30 de janeiro a 01 de fevereiro através do portal seduc.se.gov.br. O resultado sairá no dia 07 de fevereiro de 2023.

A composição das vagas e cadastro reserva seguirá a organização das Diretorias de Educação. A seleção obedecerá algumas etapas: inscrição, avaliação de currículo, classificação, formação inicial e convocação dos candidatos. O resultado final do PSS será publicado e divulgado no site da Seduc (www.seduc.se.gov.br).

O prazo de vigência do PSS será de dois anos, contados da data de sua publicação no site da Seduc, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Veja as escolas com ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral:

Aracaju - CE CORONEL FRANCISCO SOUZA PORTO (1ª DEA)

Boquim - CEEP MARIA FONTES DE FARIA (1ª – EPT DRE 01)

Lagarto - CE JOSÉ CLAUDIO MONTEIRO (1ª DRE 02)

Riachão do Dantas - CE LOURIVAL FONTES (1ª DRE 02)

Pinhão - CE PROFª ANITA PASSOS DE OLIVEIRA (1ª DRE 03)

Feira Nova- CE PROFª ANITA PASSOS DE OLIVEIRA (1ª DRE 05)

São Francisco - CE JOÃO DIAS GUIMARÃES (1ª DRE 06)

Malhada dos Bois - CE EMILIANO GUIMARÃES (1ª DRE 06)

Canhoba - CE SÃO FRANCISCO DE ASSIS (1ª DRE 06)

Amparo do São Francisco - CE MANOEL JOAQUIM DE OLIVEIRA CAMPOS (1ª DRE 06)

Barra dos Coqueiros - CE DR. CARLOS FIRPO (1ª DRE 08)