Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 às 09:15:00
Governo de Sergipe e Unit firmam parceria para formação de professores
Professores por capacitação na plataforma Google For Education, com o intuito de disponibilizar competências digitais, a serem utilizadas neste momento de aula não presencial

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, junto com o Grupo Tiradentes, firmou um Termo de Cooperação Técnica, com o intuito de estruturar e ofertar dispositivos de suporte que potencializem competências pedagógicas, tecnológicas e socioemocionais dos professores da rede estadual de ensino, adaptando as tecnologias à nova realidade das aulas não presenciais.

A formação será mediada pelo Grupo Tiradentes, por meio do Tiradentes Innovation Center e a Universidade Tiradentes, na plataforma Google For Education, e será destinada, inicialmente, a 500 professores durante 30 dia de curso online. A aula inicial da formação será no próximo dia 11, às 19h, através da plataforma. Os cursistas acessarão utilizando o email criado no domínio da secretaria e que registraram na inscrição para o curso.

Conforme o superintendente executivo da Educação de Sergipe, professor José Ricardo de Santana, a parceria da Seduc com a Unit está no âmbito das interfaces entre as universidades do país, com o intuito de assegurar a qualidade da Educação do estado, neste caso específico, para disponibilizar formação aos professores, quanto às tecnologias digitais voltadas para a plataforma Google For Education. “Um instrumento para que o professor consiga ter acesso mais customizado ao aluno, com um espaço mais próximo ao tradicional, e para que consigamos atingir um maior número de estudantes neste momento crítico, mas que estamos avançando”, afirma.

Intitulada de Programa de Formação Docente na Era Digital – Google For Education, a formação capitaneada pela Seduc e Grupo Tiradentes reuniu um time de 20 docentes, com expertise em ensino remoto, e irá treinar os professores da rede pública para que eles possam utilizar as ferramentas da plataforma, aperfeiçoar o conhecimento tecnológico da melhor forma que interaja com os alunos de forma agradável.

De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, a intenção é apresentar o uso da tecnologia em sala de aula que é utilizada por inúmeras instituições em todo o mundo, inclusive as do Grupo Tiradentes. “Queremos contribuir com as atividades escolares durante este período de suspensão de aulas presenciais. Nossa intenção é, também, de aproximar a comunidade das ações e projetos desenvolvidos pelo Tiradentes Innovation Center. Afinal, o Centro de Inovação do Grupo Tiradentes foi criado para pensar no futuro da Educação do Brasil e no desenvolvimento da cultura da criatividade, inovação, empreendedorismo, tecnologia e cultura maker de instituições ensino”, pontua professor Domingos.

Operação do Programa

O Programa de Formação Docente na Era Digital tem duração de 30 dias, prevendo medição dos resultados por meio de monitoramento quantitativo e qualitativo após o uso da plataforma nas escolas estaduais. Serão 48 aulas ministradas sempre em duas turmas – tarde (24 aulas) e noite (24 aulas), com o mesmo conteúdo, para que o participante escolha o melhor momento de se capacitar. Serão em média 12 horas/aulas (6h/tarde e 6h/noite) por semana que ficarão disponíveis para consulta posterior no Classroom.

Todo o conteúdo do curso ficará disponível no Google Classroom até 30 dias após o término do curso para o professor escolher o melhor momento de estudar. Os professores da Unit irão interagir no ambiente virtual para responder dúvidas, passar atividades e orientar os participantes durante a capacitação.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Governo de Sergipe e Unit firmam parceria para formação de professores