Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2019 às 15:00:00
Gestores da Educação discutem Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe
Reunião foi conduzida pelo secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho e contou com a participação de diretores regionais e de departamentos da Seduc

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e o superintende Executivo da Educação, professor José Ricardo de Santana, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (02), com os gestores das Diretorias Regionais de Educação para mais um encontro de alinhamento de ações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe – Saese.

Com o auxílio do assessor especial do Gabinete, professor Cláudio Macedo, foi discutido o projeto de lei referente ao Saese, o qual está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), e que visa avaliar o desempenho das escolas e o nível de aprendizagem dos alunos das redes públicas estadual e municipais de ensino.

O público-alvo do Saese são os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, podendo, a qualquer tempo, estender-se a outros anos, bem como a outros componentes curriculares da Educação Básica.

Segundo o professor Cláudio Macedo, 80% das matrículas são do ensino fundamental menor, o que mostra a importância de se ter um bom desempenho nessa faixa escolar. “Se a criança não for alfabetizada adequadamente, ficará prejudicada pelo resto da vida. O sucesso escolar depende da junção da aprovação com o aprendizado”, disse.

O resultado do Saese poderá gerar diversas ações, como o planejamento de intervenções pedagógicas nas escolas, política de formação continuada dos diretores, cálculo do índice de desempenho das escolas, análise dos fatores que interferem na aprendizagem, programas voltados para a melhoria da educação básica, entre outras. A participação dos municípios no sistema de avaliação se dará por meio de assinatura de termo de adesão.

Durante o encontro, o secretário Josué Modesto reforçou que, além de ser um sistema de avaliação, que é uma realidade em 19 estados, essa proposta também está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). “Nesse sentido, é necessária essa aplicabilidade com a intenção de identificar o que é preciso ser melhorado e, consequentemente, investir em ações para que isso seja refletido no ensino dos nossos alunos”, explicou Modesto, informando que o projeto também está previsto nas 21 metas para a educação do Programa de Governo de Belivaldo Chagas/ Eliane Aquino para a gestão quadrienal 2019-2022.

Pautas

A reunião contou ainda com outras pautas internas, direcionadas aos diretores de departamentos da Seduc, como transporte escolar, carga horária de professores, merenda escolar, mobilização das escolas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgação do Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Ensino, Sergipe na Idade Certa, Diário Eletrônico de Classe, entre outros.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2019 às 15:00:00