Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021 às 14:30:00
Gestão do Colégio Estadual João XXIII amplia participação de estudantes nas decisões escolares
A estratégia visa a estreitar os laços entre escola e estudantes, tornando efetivo o seu protagonismo

A equipe gestora do Colégio Estadual João XXIII, localizado em Ribeirópolis, promoveu um encontro com líderes de turmas, cujo objetivo é dialogar sobre os anseios dos estudantes, além de alinhar estratégias que beneficiam o espaço da escola, adoção de intervenções criativas e ações de protagonismo. Com tradição na realização de projetos que evidenciam o efetivo desenvolvimento e processo criativo da comunidade estudantil, a unidade de ensino conta com 592 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio.

Segundo a diretora do João XXIII, professora Deidiane de Jesus Andrade, o representante de turma é um elo entre a turma e a escola; um porta-voz das necessidades da turma para os docentes e a gestão; alguém que, de forma ética, pode mediar as decisões importantes para a escola, conhecendo e participando da rotina escolar. “O projeto foi idealizado partindo do entendimento de que o processo de transformações sociais globais e locais exige da escola uma mobilização do protagonismo dos estudantes, com o desenvolvimento de habilidades que permitam a criatividade para a construção de um ambiente escolar que o faça sentir-se efetivamente pertencente a esse lugar”, disse.

“Esse sentimento de pertencimento pode e deve acontecer nos espaços escolares, para além da sala de aula. Tendemos a cuidar melhor, valorizar e se relacionar melhor com o que construímos. Partindo desse princípio, buscamos dos estudantes a transformação do ambiente escolar, pautada pela criatividade e inovação, uma vez que eles precisam aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar”, salientou a diretora Deidiane.

Para a estudante Alice Mota, do 3º ano do ensino médio, ser representante de turma representa responsabilidades importantes, “já que este precisa estar atento aos comportamentos de sua sala, e precisa representá-la de forma eficiente para poder realizar bem as suas tarefas como tal. Estas ações, por sua vez, compreendem desde escutar os pedidos da turma, até saber de antemão os projetos escolares que serão aplicados na escola, com o intuito de auxiliar a sua efetividade na hora da sua aplicação”, avaliou.

Ainda de acordo com a gestora Deidiane, a ação tem a finalidade de oportunizar momentos de reflexão e ação contribuindo para que esse lugar seja valorizado e preservado; estimular nos estudantes e funcionários o sentimento de pertencimento a esse espaço para garantir o cuidado e a valorização deste; e transformar os espaços da escola em ambientes acolhedores e agradáveis e funcionais.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021 às 14:30:00