Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 às 16:45:00
Gestão da Educação dialoga e fortalece laços de colaboração com o Ministério Público estadual
Entre os pontos tratados no encontro, a ampliação do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju, para ensino profissionalizante

Com o objetivo de debater pautas destinadas para o fortalecimento do ensino sergipano e traçar ações para o ano de 2023, o Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação e da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada na Defesa dos Direitos à Educação de Aracaju, recebeu a nova equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e representantes da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).

Dentre as pautas debatidas estavam a matrícula da rede estadual para o ano letivo de 2023, censo educacional, ensino integral, obras estruturantes nas unidades de ensino, os processos para reforma e ampliação do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria para o ensino profissionalizante, a construção do Centro Educacional Vitória da Sagrada Família, no bairro Porto Dantas, dentre outros temas.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, é sempre necessária toda integração e transparência das ações da gestão com o Ministério Público, para que o órgão fiscalizador esteja sempre ciente de tudo que é feito para garantir a assistência e ensino de qualidade aos estudantes sergipanos.

“O Ministério Público tem o compromisso na construção de pontos específicos voltados para a educação. Conversamos sobre a ampliação do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, a execução de obras, situação do terreno e otimização do espaço. Também tratamos da construção de uma unidade de ensino no Porto Dantas em uma área que é do Estado. Precisamos verificar como está o projeto para dar celeridade aos processos e atender às necessidades”, destacou Zezinho Sobral.

Na oportunidade também foram tratadas questões relativas ao Conselho Estadual de Educação, construção de modos de trabalho e demandas apresentadas dentro das escolas. “Debatemos a realização de um trabalho que possamos coordenar as relações para dar celeridade ao cumprimento das obrigações”, complementou o gestor.

Foi também destacado o período de matrícula da rede estadual, que é realizada de forma online por meio do Portal da Matrícula e que iniciou no dia 23 de janeiro com a transferência dos alunos entre as 320 unidades de ensino da rede. Neste momento ocorre a segunda fase da matrícula, com a transferência interna entre escolas, no período até o dia 3 de fevereiro. Já a terceira fase vai de 6 a 10 de fevereiro, período destinado para alunos novatos que querem ingressar na Rede.

Para o promotor de Justiça e corregedor nacional do Ministério Público Orlando Rochadel Moreira, este foi o primeiro encontro do ano, momento considerado de engajamento e muito diálogo para que as ações na educação se somem e avancem. “Sabemos que as redes de ensino precisam sempre trabalhar de maneira integrada. A população quando procura a escola quer ser bem tratada. Ficamos felizes e tranquilos porque a rede estadual tem feito este trabalho de articulação e atendimento. As matrículas estão acontecendo, estão todas garantidas, estamos acompanhando. É um momento de muita satisfação e o Ministério Público está fazendo o papel dele que é dialogar e integrar-se com os órgãos públicos”, afirmou Orlando Rochadel.

Estiveram presentes o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu; o secretário-executivo da Educação de Sergipe, Marcel Rezende; e técnicos da Seduc e da Semed.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 às 16:45:00