Terça-Feira, 06 de Abril de 2021 às 11:15:00
Funcap realiza 5° edição de Diálogo Online de Cultura com gestores municipais

A Fundação de Cultura e Arte Arperipê (Funcap) realizou, na manhã da última segunda-feira, 05, o V Diálogo Online de Cultura com secretários (as) e gestores (as) municipais ligados ao setor. O evento, coordenado pela presidente da Funcap, Conceição Vieira, e pelo diretor do Departamento de Cultura da instituição, Fredson Santana, contou com a participação de 48 municípios, em uma representação de todo o território sergipano.

Durante a abertura do evento, a presidente Conceição Vieira saudou os secretários e gestores municipais de cultura e falou da importância da arte na vida das pessoas, especialmente para a saúde emocional, neste momento de dificuldades impostas pela pandemia da Convid-19. Em seguida, ela destacou os esforços que a Funcap vem realizando, através da Procuradoria Geral do Estado, no sentido de que haja o adiamento dos prazos estabelecidos na Lei Aldir Blanc (LAB), tanto para a execução dos trabalhos por parte dos artistas, quanto para a prestação de contas por parte dos gestores.

Durante o encontro, foi também debatido o fortalecimento das políticas de cultura efetivas pelo Governo do Sergipe, através da Funcap, e da importância dos diálogos com secretários e gestores culturais na direção deste fortalecimento, na elaboração do Plano de Cultura pelos munícipios e na recomposição do Fórum de Cultura de Sergipe. Além desses pontos, também foram descritas as ações que a Funcap tem promovido na busca por instrumentos para a ampliação dos recursos destinados à cultura do estado.

Os secretários e gestores municiais participantes da reunião compartilharam informações sobre as ações em torno da LAB em seus municípios, encaminharam sugestões e se colocaram à disposição para a formatação de ainda mais ações, através do apoio da Funcap, para que Estado e municípios continuem a valorizar e a divulgar a cultura e a arte sergipanas.

Lei Aldir Blanc em Sergipe

Logo no início dos trabalhos do V Diálogo Online de secretários (as) e gestores (as) municipais de cultura, o diretor de Cultura da Funcap, Fredson Santana, realizou um balanço dos números da Lei Aldir Blanc no estado, fazendo um apanhado dos diálogos anteriormente efetivados entre a Fundação e os municípios e da mobilização e articulação junto a eles em torno da Lei Aldir Blanc.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Funcap realiza 5° edição de Diálogo Online de Cultura com gestores municipais