Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2021 às 10:45:00
Festival Polo Aquático de Verão em Aracaju supera expectativa de participantes
Mais de 80 inscritos participam das atividades do festival

Uma manhã de sábado diferente. Um público formado por crianças, jovens e adolescente, vibrou, fez gols e recebeu orientações dos monitores, técnicos e coordenadores. Assim foi o Festival Polo Aquático de Verão, que teve seu ponto culminante na manhã do último sábado, 9, na piscina do Parque Aquático Oseas de Miranda, anexo ao Colégio Estadual João Costa, em Aracaju.

Desde as primeiras horas do dia que a gurizada, levada pelos pais e responsáveis, começou a chegar ao Oseas de Miranda. Riso estampado nos rostos, brilho nos olhos, ansiedade reprimida e a expectativa de participar das primeiras competições de Polo Aquático e poder mostrar o que aprenderam durante uma semana na Clínica de Polo. Notava-se também a alegria dos pais e responsáveis, que conduziam seus filhos para o grande evento.

“O objetivo desse Festival de Verão de Polo Aquático não é competir. Não importa quem seja o vencedor ou perdedor. Não importa o grau de disputa. Aqui nós queremos que os alunos mostrem que estão se adaptando aos esportes. É um trabalho de iniciação no Polo Aquático, no qual eles estão aprendendo as técnicas de flutuação, condução de bola, natação, arremesso e agilidade nas piscinas. Enfim, trata-se de uma confraternização, quando esses alunos devem mostrar tudo o que foi ensinado nos dias de treinamentos. E temos certeza de que eles darão um grande espetáculo, um verdadeiro show de Polo Aquático”, disse o professor e coordenador do evento, Léo Vergara, o Léo Paraíba.

O evento foi o ponto alto do Festival Polo Aquático de Verão, uma clínica desse esporte que se desenvolve em Aracaju, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc)/Superintendência Especial de Esportes (Supee). A clínica começou no dia 4 e vai até a terça-feira, 12 de janeiro, com a participação de alunos na faixa etária entre 8 e 18 anos de idade. A expectativa inicial era contar com a participação de 30 a 40 alunos. Esse número ultrapassou os 80 inscritos, superando todas as expectativas.

O Festival

A solenidade começou com o desfile das oito equipes participantes. Depois, perfilados, os jovens atletas e autoridades ouviram respeitosamente o toque do Hino Nacional. Léo Vergara abriu o Festival, e a superintendente Mariana Dantas falou da alegria da Supee em apoiar tão importante evento. Falaram ainda na abertura o presidente da Associação Polo Aquático Sergipe, João Paulo Lima, e o diretor técnico da Clínica, José Alencar.  A piscina foi dividida em duas quadras, onde as oito equipes disputaram as partidas, simultaneamente.

Em sua fala, Mariana Dantas destacou a presença dos jovens atletas em um evento que marcou o início das atividades do esporte em Sergipe, com a perspectiva de que haverá grandes eventos nessa temporada.

“O Polo aquático de Verão veio em um momento muito difícil que a gente está vivendo. Então, foi mais um desafio que enfrentamos de forma muito prazerosa. Essa parceria com a Associação Sergipana de Polo Aquático foi muito salutar.  Tivemos todos os cuidados. Seguimos os protocolos para que todos tivessem a maior segurança possível. Então, o que vemos é só felicidade.  O evento superou nossas expectativas. A gente tinha um número estimado de mais ou menos 30 pessoas, e estamos aqui com mais de 80 participantes, entre crianças de 6 a 18 anos de idade”, comemorou a superintende Mariana Dantas.

O evento atingiu os objetivos para o qual fora programado. O Festival de Polo Aquático é o início de um movimento com objetivo de resgatar essa modalidade, que é olímpica.  A superintendente Mariana Dantas falou sobre a disponibilização do Parque Aquático Oseas de Miranda para a prática do Polo Aquático.

“Estamos também valorizando o nosso Parque Aquático Oséas de Miranda, que é um espaço público e tem todas as condições para atender, justamente, a essa iniciação do esporte aquático. Então, é motivo realmente de muita satisfação. A Superintendência Especial de Esportes não está medindo esforços para que a gente promova todas as modalidades esportivas aqui no nosso Estado, começando o ano com o Polo Aquático. Teremos muita coisa boa”, concluiu Mariana Dantas.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Festival Polo Aquático de Verão em Aracaju supera expectativa de participantes