Segunda-Feira, 11 de Maio de 2020 às 11:45:00
Estude em Casa: projeto Aulaflix disponibiliza material de suporte pedagógico para estudantes da Educação Básica
A proposta das Aulasflix para os anos iniciais do Ensino Fundamental contextualiza atividades pedagógicas orientadas e diversificadas dentro dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática.

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) disponibiliza mais um canal para os estudos a distância: o Aulaflix. Vinculado ao portal “Estude em Casa”, a iniciativa representa uma estratégia voltada para a oferta de suporte pedagógico aos professores por meio da disponibilização de materiais pedagógicos, videoaulas, planos de aula e atividades para os alunos, objetivando o aperfeiçoamento do seu trabalho educacional e oferecendo apoio aos estudantes de Sergipe, neste momento de suspensão das aulas, devido à necessidade do distanciamento social, para que mantenham rotinas de estudo, continuem aprendendo e se desenvolvendo.

A produção do material do Aulaflix contempla os objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Sergipe, e está sendo coordenada pelo Departamento de Educação (DED), contando com a participação dos técnicos da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), redatores do Currículo de Sergipe do Ensino Fundamental e Médio e professores colaboradores da Rede Estadual e das Redes Municipais de Ensino.

Para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o material pedagógico que está sendo produzido e disponibilizado no Portal Estude em Casa contempla os objetos de conhecimento e habilidades de todos os componentes curriculares obrigatórios para esses níveis de ensino.

De acordo com a professora Ana Lúcia Lima Muricy, diretora do DED: “É muito gratificante constatar a dedicação e o empenho dos professores e técnicos que estão participando da elaboração do material pedagógico disponibilizado para as Aulasflix. A qualidade dos planos de aula e das atividades para os alunos, bem como das videoaulas, demonstra a competência desses profissionais e o compromisso com os nossos estudantes”, declarou.

“Vale ressaltar que todo esse esforço coletivo somado às ações desenvolvidas pelos gestores e professores das unidades de ensino são imprescindíveis para que os estudantes e suas famílias mantenham a relação de vínculo com as escolas, neste momento de suspensão das aulas, permitindo a interação com a escola e uma rotina de estudos, o que contribui para evitar o abandono e a reprovação”, pontuou Ana Lúcia.

Programa Estude em Casa

Semanalmente, os alunos matriculados na rede estadual e demais redes de ensino interessados em aprimorar o aprendizado neste período de distanciamento social têm mais um canal de estudos em casa, por meio do sinal digital da Aperipê TV (canal 6.1), iniciativa que é fruto de uma parceria estabelecida entre o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o Governo do Amazonas.

As aulas acontecem da seguinte forma: das 9h às 11h40, o conteúdo é voltado para os estudantes do ensino fundamental maior; das 16h às 18h, para o ensino médio. Para o ensino fundamental maior, as aulas são dos seguintes componentes curriculares: Ciências, Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Educação Física, História e Inglês. Já para o ensino médio: Língua Portuguesa, Química, Educação Física, História e Filosofia.

Iniciativa da Educação de Sergipe beneficia professores e estudantes de todas as etapas de ensino, das redes estadual e municipais de educação. O material pedagógico pode ser acessado no site: http://www.seduc.se.gov.br/estudemcasa. As aulas também estão sendo transmitidas via internet para atender aos municípios que não têm o sinal da TV Aperipê. Os interessados poderão acessar as videoaulas no site: https://bit.ly/videoaulasestudeemcasa.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 11 de Maio de 2020 às 11:45:00