Quinta-Feira, 16 de Junho de 2022 às 10:30:00
Estudantes socializam práticas exitosas na Mostra Científica e Cultural da Educação Profissional e Tecnológica

Cerca de 400 estudantes de 14 escolas da rede estadual que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica se reuniram nesta quarta-feira (15), em Aracaju, para participar da Mostra Científica e Cultural da EPT, cuja proposta é valorizar, divulgar e compartilhar as práticas exitosas que ocorreram nas unidades escolares. Além da apresentação dos projetos e socialização de experiências, os participantes puderam acompanhar ainda a palestra “Educação Profissional: mitos, dilemas e desafios”, com o convidado Paulo Wollinger, professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (IFSC-Cerfead), que atua na formação de professores para a Educação Profissional.

Abertura do evento ficou por conta da banda de MPB do Conservatório de Música de Sergipe, seguida da apresentação do cantor lírico Cauã Vicente, aluno do Centro de Excelência em Educação Profissional Seixas Dória, de Nossa Senhora do Socorro, espetáculos que abrilhantaram o evento e emocionou todos os presentes. Organizada pelo Departamento de Educação (DED), por meio do Serviço de Educação Profissional (Sepro), a Mostra Científica e Cultural da EPT acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau, em Aracaju.

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, destacou que ações desse segmento motivam e evidenciam o potencial dos alunos, e melhoram a aprendizagem. “Propostas como essas nos deixam cada vez mais empolgados. Ações que mostram resultados, como os alunos estão trabalhando em sala de aula, e, principalmente, o que está sendo produzido. A ideia é que a educação profissional é um elemento essencial para a formação do estudante, para dar oportunidade dele se inserir no mercado de trabalho, e mais do que isso, dando oportunidade de avançar na aprendizagem”, destacou.

A diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, ressaltou a importância do engajamento das escolas em torno das atividades exitosas. “Todos os trabalhos desenvolvidos em nossas escolas que oferecem educação profissional e tecnológica com os nossos estão aqui, socializando suas experiências acadêmicas e isso é muito importante porque é uma motivação para os alunos, é o reconhecimento do trabalho dos nossos professores. A educação profissional ela integra um dos itinerários do Novo Ensino Médio, então é muito importante que o aluno ao concluir o ensino médio ele já tenha a possibilidade de conclusão de um curso técnico de nível médio para ele ter acesso ao mercado de trabalho”, reforçou.

A experiência da EPT com encontros que evidenciam práticas exitosas das escolas é vasta. Segundo a chefe do Sepro, professor Rivânia Andrade, esse movimento começou em 2018, quando aconteceu a mostra técnica, em 2019, de forma síncrona, por conta da pandemia. Esse é um momento para abrir horizontes dos nossos alunos. A gente está construindo a política da educação profissional, nos aproximando do setor produtivo expandindo a educação profissional e agora tivemos um um ponto de atenção: duas escolas nossas de educação profissional se destacaram no Idese, como CEEP Profa. Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, que ficou em segundo lugar geral, referente ao 3º ano do ensino médio, e o CEEP Marcelo Déda, de Carmópolis, em quarto lugar. Então, realmente é um momento ímpar na educação profissional”.

Práticas exitosas

A aluna Lara Fernanda Oliveira, do Centro de Excelência em Educação Profissional Profa. Neuzice Barreto, do curso de Automação Industrial, destacou que estava empolgada com a oportunidade de expor seu projeto. A jovem trabalha em um protótipo que visa desenvolver uma cadeira de rodas elétrica movida a energia solar. “É muito gratificante estar aqui hoje podendo apresentar nossas ações. Nós queremos revolucionar com a tecnologia para o uso social. Queremos trabalhar acessibilidade e também a inclusão social, além do meio ambiente, por conta da energia renovável, ou seja, nós estamos junto com o social para trazer a tecnologia e o bem-estar para a sociedade”.

Para Jheniffer Santos, aluna do curso de Química do Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda, em Carmópolis, o intercâmbio de conhecimento foi essencial para sua experiência no evento. “Estou achando maravilhoso porque é muito importante a gente estar aqui mostrando não só o que a gente produz, mas também de outras escolas. Estamos felizes em poder apresentar e mostrar para os outros alunos o que a minha escola tem a oferecer”, destacou.

Já o professor Dagoberto Albuquerque Neto, do CEEP Neuzice Barreto, falou da importância da troca de informações entre os alunos de várias escolas, “para que eles possam interagir uns com os outros e ver o que cada escola está desenvolvendo. A nossa escola, por exemplo, atua na parte de automação industrial e robótica. Então, nossos alunos trouxeram algumas amostras sobre robótica, sobre automação industrial, porque é uma atitude muito importante do estado. Incentivar esse ensino profissionalizante nas escolas para preparar esses alunos já pro mercado de trabalho”.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 16 de Junho de 2022 às 10:30:00