Terça-Feira, 05 de Maio de 2020 às 14:45:00
Estudantes e professora de Santa Rosa de Lima desenvolvem aplicativo e lançam concurso de Ciências
Premiado na Cienart 2019, o aplicativo QI-Química Inovadora, do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, dispõe de uma gama de soluções educacionais para promover a interação entre a comunidade escolar durante o distanciamento social

No Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, escola que oferta o ensino médio em tempo integral, em Santa Rosa de Lima, a ciência anda lado a lado com as atividades educacionais. Foi a partir dessa união e estímulo da professora Laís Menezes Cardoso que os estudantes desenvolveram o aplicativo QI-Química Inovadora, cujo objetivo central é promover a interação professor/aluno, além da manutenção das aulas de química. O projeto foi premiado com o 4° lugar geral na Cienart 2019 e retoma, neste ano, para auxiliar o estudantes neste período de suspensão das aulas devido ao combate e enfrentamento ao coronavírus.

Surgindo a partir de um grupo de estudos, o aplicativo reúne uma gama de soluções educacionais como simulados, conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aulas práticas, álbum de música, espaço de interação, entre outras ferramentas. De acordo com a professora Laís Menezes, orientadora do projeto, a ideia de retomar a atualização do aplicativo veio dos estudantes. “Quando se iniciou o ano letivo, alguns alunos da primeira série (que vieram do 9° ano do ensino fundamental) me procuraram querendo participar do tão famoso “grupo de estudos da escola. Fiquei bastante empolgada, e hoje em dia, mesmo em pandemia, consigo articular a minha aluna bolsista com os alunos do grupo de estudos”, disse.

Destacando o protagonismo dos alunos na programação do aplicativo, a professora Laís Menezes explica ainda que eles tiveram total autonomia na criação, seguindo as orientações e sugestões do grupo de estudos. Ela também conta que, Inicialmente, o projeto foi desenvolvido pelos alunos que concluíram o ensino médio o ano passado. “Pensando na continuidade do projeto, dois alunos assumiram a linha de frente do aplicativo agora em 2020, que são Stefany Freire dos Santos, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibicjr), e Lucas Araújo, envolvido mais na parte tecnológica”.

Desafio da Quarentena

Visando estimular o uso do aplicativo entre os estudantes da rede estadual, sobretudo sensibilizá-los quanto à importância de seguir as medidas de contenção ao coronavírus, o grupo de estudos do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo resolveu criar o “QI-Challenger”, concurso que tem por finalidade incentivar a produção de vídeos educativos e, principalmente, de cunho científico, por meio dos quais os estudantes possam mostrar alguma iniciativa de prevenção relacionada à pandemia.

O estudante que estiver interessado no desafio deverá produzir um vídeo com duração entre 30 segundos  e 1 minuto. Em seguida, deve fazer o upload no aplicativo e enviar para o Whatsapp: (79) 99685-9712, com as seguintes informações: nome completo, escola, série e município. O período de inscrição se estende até o dia 25 de maio. O resultado será divulgado no dia 30, no aplicativo QI-Química Inovadora.

Os vencedores serão premiados da seguinte forma: 1º lugar - R$ 200,00 + kit de prevenção;
2º lugar - R$ 150,00 + kit de prevenção;
e 3º lugar - R$ 100,00 + kit de prevenção. O kit é composto por máscaras, luvas, além álcool em gel e sabonete para a higienização das mãos.

Desde o início das inscrições, no dia 2, o concurso já recebeu vários estudantes. A aluna Stefany Freire conta que seus colegas estão usando sua criatividade para falar de um assunto muito importante, que é o coronavírus, “além do mais visamos não só aos estudantes da minha escola, mais a qualquer um da rede. O aplicativo está sendo de grande importância para tirar os alunos do ócio e fazer com que aprendam de forma lúdica”, concluiu.

Para acessar o aplicativo basta clicar no link: https://app.vc/qi_quimicainovadora

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 05 de Maio de 2020 às 14:45:00