Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 11:15:00
Escolas estaduais se preparam para festejar o período junino nos formatos virtual e drive-thru
Equipes diretivas e professores prepararam programação diversificada para acolher alunos, pais e demais familiares com música, sorteio de brindes, brincadeiras, entre outras atividades

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas da rede pública estadual celebram os festejos juninos num formato em que todos possam estar juntos, mas sem contato físico que é o São João Virtual. As equipes diretivas e os professores prepararam programação diversificada para acolher alunos, pais e demais familiares com música, sorteio de brindes, brincadeiras, entre outras atividades.

No Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, a comunidade faz os últimos ajustes para a Festa Junina Virtual, a ser realizada no dia 23 de junho. Segundo a diretora da unidade, professora Angela Apolônio, o objetivo da ação é aproximar a escola das famílias, mesmo que de maneira remota. “Trata-se de um evento muito aguardado pelos alunos e por toda a comunidade escolar. É uma tradição brasileira e, em meio à pandemia, tivemos que, mais uma vez, nos reinventar. Então, faremos os festejos de maneira online, por meio das mídias digitais. A programação constitui-se de uma live com exposição de vídeos e fotos dos alunos, instruções de brincadeiras, bingo virtual e sorteio de brindes”, explicou a diretora Angela.

Outra unidade que vai festejar o São João virtual é a Escola Estadual Wolney Leal de Melo, de Aracaju. Segundo a gestora, Ana Flávia Virginia de Lima, a transmissão será feita na escola e os alunos poderão acompanhar de casa, nesta sexta-feira, 18. Dentre as atrações estão: apresentações do cantor Edisson Messias, contação de história sobre a origem da festa junina, sorteio de balaios, brincadeiras juninas coordenadas pela professora de Educação Física, Djane Ferreira e quadrilha junina. “O objetivo da ação é despertar nas crianças a importância dos festejos populares, fortalecendo a tradição das quadrilhas como parte da cultura nordestina, porque, mesmo em tempo de pandemia, a escola continua sendo espaço de interação, conhecimento e aprendizado”, ressaltou.

Pensando em homenagear a riqueza da cultura junina com suas danças, comidas e tradições, a equipe do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior, em Aracaju, caprichou na produção de um vídeo temático. “A proposta é apresentar aos alunos a diversidade de aspectos que compõem os festejos juninos, abordando-os de forma interdisciplinar durante as aulas, visando incentivar a ampliação do conhecimento de mundo e a apropriação cultural regional deles. O vídeo está disponível nas mídias sociais da escola e pode ser acessado por toda a comunidade escolar como também por professores de outras escolas que desejem abordar este tema”, disse a diretora, Flávia Fernanda dos Santos.

O dia de São João também é muito aguardado pela comunidade da Escola Diomedes Santos da Silva, localizada em Nossa Senhora do Socorro. A festa aconteceu no formato drive-thru na quinta-feira, 17, com música ao vivo e comidas típicas. “Organizamos tudo com muito amor para receber o nosso aluno, fizemos a nossa chamada, via WhatsApp, com o apoio dos nossos funcionários, professores e equipe diretiva. Essa foi a forma que encontramos de acarinhar e aquecer os corações dos nossos alunos, seus familiares e de todos nós que fazemos a escola Diomedes”, concluiu a diretora da unidade, professora Magna Elísia dos Santos Santana, lembrando que a ação atendeu a todos os protocolos de segurança sanitária.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 11:15:00