Terça-Feira, 23 de Março de 2021 às 14:15:00
Escolas estaduais realizam acolhimento no primeiro dia do ano letivo de 2021

Acolhimento virtual, entrega de kits escolares e livros didáticos foram algumas das ações que marcaram o início do ano letivo de 2021 nas escolas estaduais, cujas aulas ocorrem, inicialmente a partir dessa segunda-feira, 22, de forma remota. Além disso, as equipes escolares aproveitaram a oportunidade para dialogar com os alunos e seus familiares, a fim de esclarecer informações sobre o calendário escolar, bem como as diretrizes para o efetivo funcionamento das atividades escolares. O retorno presencial da rede estadual de ensino está programado para o dia 5 de abril, por meio do ensino híbrido, metodologia que permite que os estudantes participem das aulas no formato presencial e online.

Na Escola Estadual Zeca Pereira, unidade situada no Povoado Betume, em Neópolis, o acolhimento aconteceu nos grupos de WhatsApp, como disse a diretora Eva Fortes. “O desejo de todos nós é que possamos logo estar juntos na escola, pois sentimos falta do espaço escolar, mas neste momento o Governo e Secretaria de Educação está prezando pela saúde de todos e fazendo esforços para alcançar os alunos permitindo o acesso aos estudos e nós enquanto escola estamos aqui prontos para ajudar nossos alunos”. A equipe também realizou um sorteio para fortalecer a interação com os pais, entregou os kits escolares com material de uso contínuo, além do livro didático.

A programação de volta às aulas no Colégio Estadual Prefeito Joaldo de Lima de Carvalho, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em Itabaianinha, aconteceu durante toda a manhã da segunda-feira, 22, com ações virtuais, entrevista na rádio local e plantão de Busca Ativa Escolar. A professora Emanuelle dos Santos Teles Tavares, diretora da escola, informou que no turno da tarde as ações foram conduzidas pelos jovens protagonistas. “Eles se dividiram em três grupos e organizaram o momento de acolhida por meio do Google Meet, articulado através dos grupos de WhatsApp. Alguns professores estão numa força tarefa na Busca Ativa de alunos para o turno noturno”.

Outra escola que esteve mobilizada na recepção dos alunos foi o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju. A unidade de ensino médio em tempo integral disponibilizou o equipamento de informática para que os jovens protagonistas pudessem realizar a acolhida das turmas online. O diretor Daniel Lemos conta que a programação especial segue durantes os três primeiros dias de aula e nesse primeiro momento a equipe intensificará os conceitos de ensino híbrido, que segundo ele, vem para reforçar o protagonismo do aluno, “onde teremos a oportunidade de ressignificar o conhecimento através das novas metodologias de ensino”, frisou.

Ainda em Aracaju, no Colégio Estadual Barão de Mauá, que aderiu ao modelo de ensino médio em tempo integral em 2021, a programação de acolhimento contou com entrega de kits escolares, kits de alimentação e livro didático, momento que acontece seguindo as recomendações de segurança sanitária, para evitar aglomeração. Cada série terá dias específicos para retirar os kits: os estudantes das 3ª séries podem retirar os materiais de 22 e 23 de março (segunda-feira  e terça-feira); os alunos das 2ª séries, de 24 e 25 de março (quarta-feira e quinta-feira), já os estudantes das 1ª séries Integral podem buscar a partir do dia 26 de março (sexta-feira), nos seguintes horários: de 8h às 12h e 14h às 17h.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Escolas estaduais realizam acolhimento no primeiro dia do ano letivo de 2021