Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020 às 15:45:00
Escolas estaduais do Alto Sertão Sergipano conquistam 35 bolsas de iniciação científica
Ao todo, sete escolas tiveram projetos selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PibicJr), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec)

O ano de 2020 começou e seis escolas do Alto Sertão Sergipano, comemoram a seleção de nove projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PibicJr), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Serão 35 bolsas remuneradas direcionadas aos alunos do ensino médio da rede estadual.

Os trabalhos que foram aprovados têm como base de estudo os arranjos produtivos e potencialidades agrícolas dos municípios, alternativas e possibilidades de educação profissional no campo, temáticas socioculturais, além da reflexão sobre a melhoria dos índices educacionais. As linhas de pesquisas serão desenvolvidas este ano nas unidades de ensino.

As escolas selecionadas foram as seguintes: Colégio Estadual Almirante Tamandaré e Colégio Estadual Monsenhor Fernando Graça Leite, em Nossa Senhora de Lourdes; Colégio Estadual Nelson Rezende de Albuquerque, em Gararu; Colégio Estadual Professora Clemência Alves, Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, Colégio Estadual Lourival Baptista e o Colégio Estadual Maria Zenite dos Santos, unidades situadas no município de Porto da Folha.

De acordo com a professora Elaine Silva Tomé, gestora da DRE 7, em agosto de 2019, a regional focou na operacionalização das ações de iniciação científica nas escolas do Alto Sertão, previsto no Plano de Gestão. Para tanto, foi criada uma comissão na qual os membros teriam a missão de incentivar e a fomentar as práticas exitosas entre professores da rede. “Pensamos em algo que pudesse contribuir na permanência dos nossos estudantes na escola e garantir uma aprendizagem que fizesse sentido a esses alunos, como aconteceu no Colégio Estadual Professora Clemência Alves da Silva, e no Centro de Excelência Maria das Graças Meneses Moura, unidades que já vivenciam ações cientificas em sua rotina”, explicou, destacando a contribuição do professor José Natan, do Colégio Clemência Alves, na sensibilização dos gestores escolares a participarem de editais e programas de fomento a ciência na escola.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020 às 15:45:00