Segunda-Feira, 30 de Março de 2020 às 17:45:00
Escolas estaduais ampliam práticas pedagógicas com auxílio da tecnologia

A utilização das ferramentas tecnológicas tem sido uma das principais medidas adotadas pelas escolas estaduais que estão com suas atividades suspensas devido ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), como estabelece o Decreto Governamental nº 40.567, assinado em 24 de março pelo governador Belivaldo Chagas.

No Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores; na Escola Estadual Francisco Sales Sobral, em Itaporanga D'ajuda; no Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior e na Escola Estadual Augusto Maynard, unidades situadas em Aracaju, as comunidades seguem à risca todas as recomendações de isolamento social, mas mantém o ritmo de estudos a distância, por meio de plataformas já conhecidas como o Google for Education e aplicativos para smartphones.

Para fortalecer essas estratégias dos educadores sergipanos, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) instituiu um comitê técnico afim de dar suporte pedagógico as unidades escolares, sobretudo ao corpo docente. Para tanto, foi publicada a portaria nº 1638/2020, que orienta a oferta de Atividades Pedagógicas Complementares em regime especial temporário, não presencial e não obrigatório, nas Instituições de Ensino vinculadas à Rede Pública Estadual de Ensino.

Com 250 alunos matriculados no ano letivo 2020, o Berila Alves apostou na plataforma Google for Education para ajudar na manutenção das aulas do Ensino Médio em Tempo Integral, modalidade implantada este ano. De acordo com o coordenador pedagógico, professor José Wagner o momento da quarentena remete, segundo entendimento das diversas tendências e orientações, à utilização dos recursos adotados no ensino híbrido (presencial, semipresencial e à distância). Como vem sendo acompanhado no ensino superior e a realização de ensaios na Educação Básica.

Seguindo orientações da Seduc, ele explicou que a escola adota medidas importantes para o pleno desenvolvimento das atividades complementares do estudante como adoção de meios midiáticos seguros, eficientes e eficazes; Uso concomitante de meios que legitimem pedagogicamente as atividades; Emprego de meios que permitam: o acompanhamento, a interatividade professor-aluno- professor, a adoção de registros válidos e a realização de avaliações (atividades complementares) seguras.

Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso

No João Cardoso, a educação inclusiva ultrapassa todas as barreiras do isolamento social. A professora Irailde Gomes Aragão de Melo, que leciona em duas turmas, deu o pontapé inicial para ampliar as atividades pedagógicas com os alunos com necessidades especiais. Ela conta que a estratégia foi pensada justamente por seu alunado se tratar de crianças com alto comprometimento.

“Nosso isolamento é muito prejudicial na quebra da rotina deles, mães relataram que seus filhos estavam agressivos e ansiosos. Teria que fazer alguma coisa. Comecei lendo histórias folclóricas brasileira, ao final, interpretação oral e, gradativamente, fui ampliando os horários de cada aluno. Aqueles que a família disponha de computador com impressora enviei também atividades e aos demais ao final do conteúdo aplico um exercício”, disse Iraildes Gomes, explicando a metodologia.

Escola Estadual Francisco Sales Sobral

Já na Escola Estadual Francisco Sales Sobral a comunidade escolar dispõe de uma plataforma, chamada 'SalesFlix', onde são hospedados vídeoaulas sobre todas as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, Ciências e há vídeos temáticos, como os vídeos que tratam sobre o coronavírus e os vídeos de fábulas animadas, podendo ser acessado por meio do endereço eletrônico:http://salesflix.flazio.com.

O gestor da unidade, professor Robson Silva, conta que “preocupação em fazer chegar até os lares dos nossos alunos conteúdos que servissem de atividades complementares nesse momento de isolamento nos fez pensar em alternativas para alcançar esse objetivo, pois sabemos que as séries iniciais teriam dificuldades quanto ao fato de dependerem bastante dos pais para retransmitir atividades que necessitam de um amparo pedagógico.

Escola Estadual Augusto Maynard

Na escola Augusto Maynard a turma do 5º ano do ensino fundamental da professora Irisdione Bandeira Blanco também está estudando a distância. Por meio do WhatsApp, a professora encaminha diariamente atividades aos alunos para estimular a prática dos assuntos que norteiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao fim da aplicação da atividade, ela manda o gabarito com as respostas para a correção.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Escolas estaduais ampliam práticas pedagógicas com auxílio da tecnologia