Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 às 12:00:00
Escolas devem ficar atentas quanto ao agendamento do dia para realização da prova do Saeb 2019

A comissão técnica composta dos setores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) tem intensificado os trabalhos em prol da sensibilização das escolas das redes estaduais e municipais a responderem aos instrumentais do Sistema Nacional de Avaliação Básica 2019. Articulada pelo Ministério da Educação por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a denominada prova Saeb acontecerá no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019, em todo o território nacional.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que a participação de todos - professor, aluno, gestor escolar - é fundamental para se obterem dados confiáveis sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. "A atuação de todos será valiosa para que cada escola pública faça, de maneira primorosa, sua função primordial: promover educação de qualidade, desenvolvendo seres humanos críticos e conscientes do seu papel social", disse.

As escolas devem ficar atentas ao contato realizado pelo coordenador validador do Inep, que irá agendar a prova dentro do período programado (21 de outubro a 1º de novembro). Ao agendar a realização da prova, o diretor da escola também tem que ficar atento quanto à frequência do aluno no dia agendado, já que o resultado do Saeb depende dessa participação. "É necessário que 80% dos alunos matriculados nas turmas estejam frequentes no dia da prova. Foi montando um grupo com a participação dos diversos setores do DED, a fim de socializar as diretrizes e mudanças do Saeb 2019 junto a todas as unidades de ensino de Sergipe", disse a coordenadora, diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima Muricy.

Mobilização em Sergipe

Serão disponibilizados instrumentais através dos quais respondem alunos, professores e gestores, a exemplo da prova com testes cognitivos e questionários com indicadores socioeconômicos (alunos), formação docente (professor) e da complexidade da gestão da escola (gestor).

Helena Andrea Soares, assessora pedagógica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliações e Currículo da Seduc (Nepac/DED/ Seduc), destaca que a mobilização iniciou-se em janeiro deste ano com capacitações continuadas. Com a formação da comissão de mobilização, foi planejada uma campanha de mídia mostrando a importância da participação das escolas. Também foram realizadas reuniões com os gestores municipais e escolas particulares selecionadas, já que essas últimas participam de forma amostral da avaliação.

"O resultado do Saeb gera o índice do IDEB juntamente com fluxo escolar e fornece os subsídios para a melhoria, aprimoramento e elaboração das políticas públicas da Educação. É importante que as escolas participem e se sintam representadas. É uma avaliação externa que tem como foco analisar a qualidade da educação básica no país", destaca a técnica.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas com base em evidências.

Novidades 2019

As siglas ANA, Aneb e Anresc deixaram de existir, e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos.

Tradicionalmente são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). Na edição do Saeb 2019, serão avaliadas também habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 9º ano, do Ensino Fundamental, em caráter amostral, por ser a primeira edição, e as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental.

A aplicação dos testes e questionários ocorre em um único dia dentro do período estipulado para 5º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes dessas etapas respondem aos dois tipos de testes.

A aplicação dos testes de Ciências Humanas e dos testes de Ciências da Natureza para o 9º ano do Ensino Fundamental ocorre em um único dia, porém cada turma responde aos testes de uma única área, ou seja, Ciências Humanas ou Ciências da Natureza.

A aplicação dos testes de Língua Portuguesa e dos testes de Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental ocorre em dois dias, um dia para cada área do conhecimento.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 às 12:00:00