Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 às 12:30:00
Escolas de ensino médio em tempo integral promovem Ciclo de Acompanhamento Formativo

O primeiro Ciclo de Acompanhamento Formativo das 58 escolas que ofertam o ensino médio em tempo integral na rede pública estadual iniciou nesta segunda-feira, 14, e se estende até esta quarta-feira, 16. A iniciativa ocorre de forma remota e é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), com articulação das diretorias regionais de educação (DREs) e Departamento de Educação/Serviço de Educação Profissional (DED/Sepro).

O Ciclo de Acompanhamento Formativo é uma metodologia de apoio às equipes escolares na implantação do modelo de Ensino Médio em Tempo Integral por meio de trabalho realizado in loco nas escolas, bimestralmente. É uma oportunidade de oferecer um momento de formação continuada às equipes escolares, verificando os ajustes necessários para a melhoria contínua do projeto escolar. Um dos objetivos é garantir o pleno entendimento do Modelo de Gestão fundamentado na TGE e Modelo Pedagógico com ênfase na Parte Diversificada.

Durante a reunião, a comunidade do Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, unidade localizada em Lagarto, explanou sobre a percepção quanto ao modelo de ensino e as contribuições e sugestões para a melhoria das intervenções escolares. De acordo com o técnico da DRE 2, professor Dimas Márcio dos Santos, que conduziu a formação, o Acompanhamento Formativo foi pensado para entender como a comunidade escolar pensa sobre o ensino médio em tempo integral, fazendo com que esse diálogo possibilite estratégias para encarar as adversidades.

Inicialmente, os estudantes puderam falar sobre suas percepções. A aluna Maria Clara Nunes Santos, que é líder de turma e Jovem Protagonista, confessa que no início se sentiu muito sobrecarregada, mas que com a rotina pôde se adaptar. Ela ainda destacou que o ensino médio em tempo integral proporciona uma maior autonomia ao aluno, que se sente parte do processo educacional. “Temos os clubes de protagonismo, a tutoria, projeto de vida, além das aulas convencionais, o que nos motiva bastante. Hoje posso dizer que faço parte do ensino integral com muito amor”, disse a jovem.

A professora Joselena Marques do Santos, que tem uma filha e uma sobrinha matriculadas no Abelardo Romero, assegura que o ensino médio em tempo integral proporcionou mudanças significativas na vida das estudantes. “Percebo que elas cresceram muito tanto na responsabilidade quanto na organização. Essa evolução é muito presente em suas rotinas. Elas são mais comprometidas, se interessam mais com o que é proposto e apresentado nas aulas. O ensino presencial tem sua importância para o desenvolvimento do aluno, mas o remoto não está deixando a desejar”, concluiu ela, elogiando o trabalho dos professores que têm feito a diferença na condução das atividades.

Outras formações

No decorrer do mês de junho, o Núcleo de Educação em Tempo Integral dá prosseguimento a outras formações. De 17 a 18 de junho, ocorre a Formação em Projeto de Vida para jovens protagonistas. No mesmo período acontece a Formação em Nivelamento, cujo público-alvo são o coordenador pedagógico, os professores coordenadores de área e professores de Língua Portuguesa e Matemática.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 às 12:30:00