Quarta-Feira, 13 de Maio de 2020 às 14:45:00
Escolas da rede estadual se mobilizam para garantir a inscrição dos estudantes no Enem 2020
"Estamos dialogando com os outros estados no sentido de que o Inep precisa adiar a realização da prova do Exame, mas é preciso, neste momento, reunir todos os esforços para que os estudantes das nossas escolas estejam inscritos no Enem", afirma gestor da Seduc

Iniciado na segunda-feira (11), o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue até o dia 22, é uma etapa importante e que requer muita atenção no ato de inscrição. Para tanto, algumas escolas estaduais se mobilizaram e estão apoiando seus alunos, oferecendo suporte via internet com plantões de dúvidas, além de uma força-tarefa para inscrevê-los no exame. Este ano a prova acontecerá em duas modalidades: impressa, com aplicação nos dias 1º e 8 de novembro, e digital, nos dias 22 e 29 de novembro.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, reconhece o empenho das escolas, dos professores e técnicos da Educação para garantir que todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública em Sergipe façam a inscrição para o Enem. "Estamos dialogando com os outros estados no sentido de que o Inep precisa adiar a realização da prova do Exame, mas é preciso, neste momento, reunir todos os esforços para que os estudantes das nossas escolas estejam inscritos no Enem. Estamos disponibilizando plantão online no âmbito da Seduc para ajudar nesse processo".

Centro de Excelência Dr. João de Melo Prado

Com o objetivo de garantir 100% da participação dos alunos do 3° do ano do ensino médio no Enem, a comunidade do Centro de Excelência Dr. João de Melo Prado, em Divina Pastora, montou uma operação para inscrevê-los e dirimir dúvidas sobre o processo. Segundo a gestora da unidade, professora Shirley da Anunciação Cruz, a escola conta com 142 estudantes matriculados no ensino médio em tempo integral, 42 dos quais concluirão este ano.

“O apoio é fundamental pois não corre o risco de nenhum aluno ficar de fora. Fizemos a mesma ação em relação à inscrição para a isenção da taxa, telefonando, chamando, indo até a residência do aluno. Um trabalho coletivo de toda a equipe: direção, coordenação, secretaria e professor. Como aconteceu de o professor Cláudio Alves ir até a casa de alguns alunos mesmo em período de pandemia e isolamento social”, disse Shirley, enfatizado o total engajamento da secretária Luana Aparecida da Silva Santos, que fez o trabalho de formiguinha.

Atheneu Sergipense

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, o trabalho da equipe diretiva e pedagógica tem feito a diferença neste momento. Com a finalidade de esclarecer informações a respeito do exame, sobretudo o processo de inscrição, a gestão da unidade criou um plantão de dúvidas, via WhatsApp, Facebook e Instagram (@maisatheneu), já que este ano o Enem conta com muitas novidades.

Com 342 alunos matriculados no 3° ano do ensino médio em tempo integral, a equipe do Atheneu Sergipense também espera 100% de adesão ao exame, por isso deve permanecer com os plantões de dúvidas até o fim do prazo de inscrições, como explicou o professor Daniel Lemos, diretor da unidade de ensino. “É uma forma de animá-los e sensibilizá-los quanto à importância do Enem nesta etapa de suas vidas. É importante também que eles estejam focados na rotina de estudos, acreditando nos seus sonhos e metas, com total apoio da escola”, pontuou ele.

Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira

O distanciamento social também não impediu o trabalho a distância da comunidade escolar do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, situado no município de Maruim, em promover o suporte aos estudantes que vão prestar o Enem 2020. A diretora da unidade escolar, Jeiza de Souza Ferraz, conta que a mesma ação ocorreu no período de solicitação de isenção da taxa de inscrição. “Estamos ligando de um por um por para fazer a inscrição. Desde que iniciou o prazo, o coordenador pedagógico está entrando em contato”, informou a gestora, destacando que a equipe trabalha na perspectiva de que os 55 alunos do 3° ano estejam inscritos.

DRE 8

Já na Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), cuja sede situa-se no município de Nossa Senhora do Socorro, o acompanhamento acontece por meio do projeto “Papo Reto Enem”, no qual a equipe esclarece informações sobre o Enem, dialogando com as comunidades escolares que ofertam o ensino médio. Segundo o professor Ádison de Silva Lima, diretor do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen/DRE8), a iniciativa ocorria de forma presencial, mas devido ao distanciamento social, foi necessário adaptar para o ambiente virtual, via redes sociais. Ele ainda reitera que a Regional mantém diariamente contato com as equipes diretivas para orientá-las na condução das ações, com plantões de dúvidas, “garantindo, sobretudo, a inscrição daqueles alunos que não têm acesso ao computador e à internet”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 13 de Maio de 2020 às 14:45:00