Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2021 às 13:30:00
Escola Estadual 11 de Agosto recebe Selo ODS e Prêmio Boas Práticas em ODS 2021 da Unesco
A unidade recebeu o selo em função do comprometimento com os ODSs, rumo ao alcance das metas da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Não deixaremos ninguém para trás”

A Escola Estadual 11 de Agosto, localizada no centro de Aracaju, recebeu o Selo ODS durante o Encontro Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Nacional ODS Sergipe selecionou a unidade para receber o selo em função do comprometimento com os ODSs, rumo ao alcance das metas da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Não deixaremos ninguém para trás”.  Além disso, a escola também foi selecionada no Prêmio Boas Práticas em ODS 2021.

Em 2015, por ocasião da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual o Brasil é um dos 193 países signatários, foram aprovados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dentre os ODSs estão a Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; entre outros.

Para que esses compromissos alcancem os resultados pretendidos, é essencial a participação de lideranças públicas, privadas e comunitárias, apoiadas em suas iniciativas, entre outros aspectos, por informações relevantes e confiáveis. Os projetos empenhados pela Escola 11 de Agosto foram o Projeto Acolher, que, durante a pandemia, busca oferecer apoio psicológico a alunos e familiares; Projeto Escola de Pais, focado em planejar e discutir ações com o intuito de conhecer melhor as ideias e realidades dos pais dos alunos da escola; e o projeto Futebol de Surdos, possibilitando experiências relacionadas ao convívio social, trabalho em grupo e respeito às regras entre os estudantes.

Segundo o professor e diretor do 11 de Agosto, Cledson Santos Inácio, esses e outros projetos desenvolvidos pela escola envolvem cerca de 315 alunos e de membros de todos os segmentos da comunidade escolar. “É com muita satisfação que recebemos esse selo e o Prêmio Boas Práticas. Sabemos da nossa grande responsabilidade e compromisso firmados e estamos comprometidos com os ODSs. Essa é uma grande conquista para a Escola 11 de Agosto, que é referência em educação inclusiva também para a Rede Pública Estadual de Educação”, disse o gestor.

Informações do Portal ODS apresentam alguns benefícios em se comprometer com as metas: Acompanhamento dos indicadores ODS de todos os estados e municípios brasileiros; Padrão de monitoramento, que possibilita verificar e comparar os resultados; Produção de conhecimento sobre o desenvolvimento do país, inspirando a sociedade a mobilizar-se e trabalhar pelos ODS; Avanços na reflexão e entendimento comuns sobre possibilidades e benefícios dos ODSs para as empresas, governos e organizações da sociedade civil; Fortalecimento do capital social pelo fácil acesso a informações relevantes de cada localidade e maior entendimento sobre as principais questões que afetam a vida das pessoas; Engajamento qualificado da sociedade na implementação de políticas, programas, projetos e ações para o alcance dos ODSs.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2021 às 13:30:00