Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2022 às 13:45:00
Enem 2022: Sergipe é o estado que teve o maior percentual de presença na prova

Com taxa de participação de 76,2%, Sergipe foi o estado que registrou maior número de presentes na versão impressa em todo o país no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), superior à média nacional, que foi de 73,3%. Ao todo, foram 57.369 sergipanos inscritos no exame, 43.702 dos quais compareceram à aplicação. Já no Enem Digital foram 944 inscritos, e 482 presentes. A taxa de participação foi 51,1%

O tradicional acolhimento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), esteve em várias partes do Estado para tranquilizar e levar mensagens de incentivo e apoio aos candidatos que prestaram o Enem 2022, neste domingo, 13. Após meses de preparação, os participantes responderam às provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Para além do acolhimento, o apoio do Estado envolveu ainda ações estratégicas de mobilidade para atender à população que mora na zona rural e na sede dos 75 municípios de Sergipe. Ao todo, foram disponibilizados 82 ônibus, 105 vans e 32 micro-ônibus para transportar os estudantes até os 212 locais de prova organizados em 34 cidades sergipanas. A mesma logística se repete na segunda aplicação, que vai acontecer no próximo domingo, dia 20 de novembro. Nessa data acontecem as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, acompanhou a manhã de acolhimento no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, um dos locais de prova da capital. "Esse é o momento que coroa meses de intensa preparação dos nossos estudantes que almejam uma vaga no ensino superior. Queremos agradecer aos nossos professores e às famílias o apoio a fim de que os nossos estudantes permanecessem e persistissem nessa luta para o ingresso no ensino superior. Agora estamos retornando uma trajetória de qualidade que certamente levará a maior parte dos nossos estudantes para as universidades, para o ensino técnico, para permanecer se qualificando e para melhor ingresso no mercado de trabalho a fim de realizarem seus projetos de vida”.

Desde as primeiras horas da manhã servidores da Educação Estadual já estavam monitorando a logística em torno do transporte dos estudantes para os locais de provas. Outra parte acompanhou e recepcionou os candidatos com mensagens de acolhimento, entrega de água e caneta, além de lanches. O professor Roberto Lopes, articulador do Pré-Universitário da Seduc (Preuni), que também esteve no Atheneu Sergipense, destacou que essa é uma forma de “dar um tipo de conforto, acolhimento, para que eles possam entrar no local de prova mais confiante do que já estão. Os alunos do Preuni se prepararam o ano inteiro com as ações ofertadas, e hoje nós estamos aqui para que eles possam reconhecer tudo aquilo que foi feito por eles para que possam chegar e fazer uma prova maravilhosa. E é o que todo mundo aqui espera”.

Expectativa

Maria Lúcia Silva, de 45 anos de idade, aluna do Preuni - polo Ierb, estava confiante, porém o nervosismo era inevitável, como relata ela. "Sinto-me preparada e segura diante de tudo que estudei. Foi um período bastante rico e de muito aprendizado, especial diante de tudo que foi oferecido a nós que fazemos parte do Pré-Universitário como revisões, oficinas de redação, treinando com pesos, entre outros projetos”, declarou a servidora pública, destacando que sua meta é tirar nota mil na redação. “Pretendo usar minha nota no Enem para cursar psicologia ou direito”, acrescentou.

Outro aluno do Preuni e do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Igor Cruz, falou da expectativa para a prova. “O momento é sempre de muita ansiedade, mas também foi um ano de muita preparação. Então, tenho uma certa confiança e tranquilidade porque é uma oportunidade que a gente luta muito para conquistar. Eu gosto muito da área de ciências da natureza e provavelmente vou ingressar no curso de Química”.

Quem também estava otimista era o estudante Gustavo Santos, do Colégio Estadual Frei Inocêncio, em Nossa Senhora do Socorro. O jovem de 18 anos, que tem autismo, estava acompanhado da mãe Patrícia Santos. Segundo ele, seu objetivo era fazer uma boa redação e uma boa prova de Linguagens. “Gustavo é muito dedicado e perseverante, apesar de algumas limitações. Acredito que ele vai ter um bom desempenho nessa prova. A escola foi essencial para que pudesse se empoderar e se preparar para esse momento”, disse orgulhosa.

Enem

O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. A aplicação iniciará às 13h30 e será finalizada às 18h30. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Enem 2022: Sergipe é o estado que teve o maior percentual de presença na prova