Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2021 às 17:00:00
Encontro de Jovens Protagonistas do Ensino Médio em Tempo Integral acontece nesta sexta-feira, 17
O evento acontecerá nesta sexta-feira, 17, no Colégio Estadual Dr. Augusto César Leite, em Itabaiana, escola que começa a ofertar o ensino médio em tempo integral em 2022

Tudo pronto para o maior evento de intercâmbio estudantil de Sergipe, o Encontro de Jovens Protagonistas das escolas de ensino médio em tempo integral, envolvendo mais de 700 estudantes nesta sexta-feira, 17, no horário das 10h às 16h. O local escolhido para receber as atividades foi o Colégio Estadual Doutor Augusto César Leite, no município de Itabaiana, localizado no Agreste Central Sergipano, que passa a ofertar o EMTI a partir de 2022. A ação contará ainda com a participação de escolas estaduais e municipais da região convidadas para conhecer o modelo de ensino.

O objetivo do Encontro de Jovens Protagonistas é promover a socialização de experiências entre as comunidades escolares que ofertam o EMTI. A programação contará com rodas de conversa, apresentações das práticas e vivências em protagonismo e salas temáticas das metodologias de êxito. A participação dos egressos das escolas também está garantida durante as atividades, os quais irão explanar sobre suas experiências com esse modelo de ensino.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação em Tempo Integral da Educação Estadual (Negti), professora Mônica Rodrigues, a proposta é que eventos desse segmento cheguem a todos os territórios sergipanos. “O objetivo é descentralizar, deixar de fazer tudo apenas em Aracaju, e espalhar esse movimento no interior do estado, que este ano chega a Itabaiana. A próxima edição acontecerá em outro município. Essa é a nossa proposta de levar o protagonismo dos estudantes da rede estadual para todos os cantos de Sergipe”, declarou.

A professora Daniela Silva Santana, diretora Regional de Educação 3 (DRE 3), enfatizou que o encontro será a oportunidade de apresentar à comunidade de Itabaiana a força do Protagonismo Juvenil. “Esse evento vem mostrar o quanto os alunos são desafiados a descobrir o que eles querem ser e aonde pretendem chegar. Pretende também compartilhar com alunos que compõem esta regional a vivência do protagonismo juvenil nas escolas em tempo integral de Sergipe”, disse.

Pela manhã, a partir das 9h30, a programação terá início com acolhimento e credenciamento, e posteriormente a abertura do evento, com o lançamento da campanha de matrícula 2022. Haverá também momentos de interação social e apresentação de DJ. Em seguida serão formadas as rodas de conversas com os egressos da rede estadual que debaterão o impacto do ensino integral em suas vidas, com dinâmicas, jogos, perguntas e respostas, além da abertura das salas temáticas. Após o almoço, no período da tarde, acontecem as apresentações e depoimento de equipes gestoras e pedagógicas das escolas.

EMTI

A rede estadual conta com 15.195 alunos matriculados no ensino médio em tempo integral no ano letivo de 2021, distribuídos em 58 escolas localizadas em todos os territórios sergipanos. Para 2022, a oferta será ampliada para mais 14 unidades, com previsão de alcançar aproximadamente 20 mil novos estudantes.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2021 às 17:00:00