Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 às 09:30:00
Encontro da Seduc com diretores de escola acontece com profissionais do território Agreste Sergipano
Os encontros serão uma atividade constante, agendando-se de antemão mais reuniões que versem sobre indicadores educacionais, mediante avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe

“É muito importante esse momento para que o secretário Josué nos escute de uma forma mais objetiva e façamos planejamentos para o futuro”, disse a diretora da Escola Estadual Dep. Francisco da Paixão, Angela Carla Mendonça Menezes, no encontro denominado “Diálogo com o Secretário”, nesta quinta-feira, 22. A finalidade dessa reunião foi ouvir os diretores das oito unidades educacionais localizadas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira e Frei Paulo, circunscritas à Diretoria Regional de Educação 3, no território do Agreste de Sergipe.

Para José Modesto dos Passos Sobrinho, secretário da Educação Estadual, os encontros serão uma atividade constante, agendando-se de antemão mais reuniões que versem sobre indicadores educacionais, mediante avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) em nível estadual. "Nós da Seduc acreditamos muito no papel fundamental que vocês exercem nas comunidades escolares", disse Josué, destacando que o processo seletivo para diretor escolar demonstra competência e gera autonomia.

Como é sabido, o tema de todos os encontros com os diretores de escola ocorre com base no trabalho desempenhado em função de tornar a Educação uma Política de Estado, por meio do Governo de Sergipe e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Além disso, em apresentação, Josué Modesto lança reflexões sobre como funciona a frente de trabalho da Seduc a partir dos índices de alunos em risco escolar, preenchimento dos diários eletrônicos e distorção idade/série, de cada uma das unidades escolares da Rede Pública Estadual sediadas no Agreste sergipano.

A pauta seguiu também com outros temas, a exemplo da seleção de diretores, professor substituto, regime de colaboração entre o Estado e os municípios, Programa Alfabetizar pra Valer, Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), ICMS Social, Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) versus indicadores pedagógicos e o Programa Educação Mais Conectada.  Assuntos de origem socioeconômica também foram mencionados.

A diretora da Regional de Educação 3 (DRE) 3, Daniela Santana, destacou que fazer uso de espaços como esse gera a construção de diálogo na direção de solucionar os problemas enfrentados pela comunidade escolar. O coordenador pedagógico do Colégio Estadual Roque José de Souza, localizado no município de Campo do Brito, Cristiano Gomes da Silva, relata as estratégias montadas para corrigir oscilações nos índices apresentados pelo secretário. "Já traçamos alguns planos para tentar corrigir esse problema. Temos uma turma do Prosic, aulas semanais por meio do Google Meet e contamos também com a distribuição para quem tem problemas de acesso à internet", disse.

Angela Carla Mendonça Menezes, diretora da Escola Estadual Dep. Francisco da Paixão, em  Campo do Brito, diz que "esse momento serve para que o secretário nos escute de uma forma mais objetiva, para fazermos planejamentos olhando para o futuro", expressou a gestora.  Além das gestoras, estiveram presentes ao encontro os diretores do Colégio Estadual Prof. Artur Fortes  (Carira), Wagner Augusto Santos de Andrade; Colégio Estadual Deputado Guido Azevedo (Areia Branca), Márcio Antonio Aragão de Melo; Colégio Estadual Pedro Diniz Goncalves (Areia Branca), Sidnei Gomes da Silva; Colégio Estadual Guilherme Campos (Campo do Brito), Heliana Meireles dos Santos Brito; Colégio Estadual Roque José de Souza (Campo do Brito), representado pelo coordenador pedagógico, Cristiano Gomes da Silva; e Colégio Estadual Prof. Gentil Tavares da Mota (Frei Paulo),  Nicaelle Viturino dos Santos de Jesus.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 às 09:30:00