Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 13:00:00
Educação realiza live sobre o Programa de Incentivo à Publicação de Livros e Revistas nesta terça-feira, 15
O objetivo da live é apresentar as coleções que estão sendo lançadas por meio do edital e farão parte das diretrizes da política editorial do programa

Após a publicação do edital geral nº 21/2021, que regulamenta o Programa de Incentivo à publicação de livros e revistas impressos e digitais, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará na terça-feira, 15, às 19h30, por meio do canal do YouTube Educação Sergipe, uma live para orientar os educadores e estudantes que desejarem concorrer ao edital.

A partir de trabalhos produzidos por estudantes, professores ativos e aposentados, profissionais de gestão, bem como pesquisadores envolvidos nas Redes Públicas Estadual e Municipais de Educação de Sergipe, a Editora Seduc irá disponibilizar sete coleções para os proponentes, as quais versam sobre o processo de alfabetização, letramento, valorização da produção científica, preservação da memória sergipana e educação inclusiva.

De acordo com o coordenador do Programa Editorial da Seduc, Sidiney Menezes Gerônimo, o objetivo da live é apresentar as coleções que estão sendo lançadas por meio do edital e farão parte das diretrizes da política editorial do programa. “É interessante que o público conheça as revistas “REVISE: A Revista Sergipana de Educação” e a “Revista Espie!”, para saber em qual das duas submete exemplares de texto, de trabalhos menores que queiram dar visibilidade. Então, também convidamos a participar as secretarias municipais de educação e as academias de letras, instâncias de novidade cultural na cena sergipana para o lançamento de um empreendimento editorial grande”, disse.

Ainda segundo o coordenador Sidney, esse é o primeiro lançamento de uma proposta de publicação ampla para as Redes Públicas de Educação Básica de Sergipe, cujo propósito é levar ao conhecimento desses personagens da cena cultural sergipana as possibilidades de publicação por meio do edital geral divulgado pela Seduc. “Assim, eles também podem dinamizar, multiplicar e potencializar as possibilidades de sucesso no sentido de ter público interessado para produzir e submeter seus trabalhos à avaliação do conselho editorial. Nessa perspectiva, a finalidade é publicar obras meritórias, obras que foram escolhidas a partir de critérios de qualidade e que comecemos a construir uma cultura da escrita com o objetivo de publicar na cena cotidiana da escola pública sergipana”, concluiu.

A inscrição dos projetos segue até o dia 16 de agosto, por meio de formulário de submissão disponível no endereço eletrônico: https://bit.ly/3w1QujE. As propostas para publicação devem ser apresentadas em consonância com o enquadramento formal especificado para cada categoria de livro, conforme as prescrições a seguir: enquadramento de livros literários; técnico-científicos; livros paradidáticos; e livros de autores com deficiência.

As propostas para publicação podem ser apresentadas por estudantes sob a orientação de professor orientador das redes estadual e municipais da educação pública sergipana; professores na condição de autores de seus próprios trabalhos; profissionais de gestão das secretarias estadual e municipais, bem como de suas respectivas unidades escolares; e pesquisadores em geral, direta ou indiretamente envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da educação básica sergipana, desde que atendam aos princípios gerais do edital.

Cada proponente pode submeter até três trabalhos no formato de livro. No entanto, deve submeter um de cada vez, preenchendo novamente o Formulário de Submissão a cada novo trabalho a ser submetido. Não há limite de submissões para as revistas, havendo a possibilidade de submeter vários trabalhos por meio do mesmo formulário, desde que destinados à mesma revista. Submissão para revistas diferentes exige preenchimento de formulários distintos.

O edital pode ser acessado no site da Seduc, no endereço eletrônico: https://bit.ly/34XIcgN. Mais informações podem ser fornecidas por meio de contato com o Programa Editorial da Seduc, no email institucional: editora.seduc.se@gmail.com, nos números de telefones (79) 3194-3289 (Ouvidoria) - (79) 9 8852-9250 (WhatsApp) ou nas redes sociais Instagram: www.instagram.com/editoraseduc e Facebook: www.facebook.com/editoraseducse.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 13:00:00