Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019 às 15:00:00
Educação realiza formação para certificação de Exames Supletivos e de Jovens e Adultos
O objetivo é orientar técnicos das unidades escolares que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos sobre o processo de certificação

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura iniciou, na manhã, desta terça-feira(19), na sede da  Diretoria Regional de Educação 3, a primeira formação sobre certificação pelos Exames Supletivos e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Participaram desse primeiro encontro equipes gestoras das unidades escolares que ofertam EJA e técnicos das DREs 3 e 5.

O objetivo é orientar técnicos das DREs e unidades escolares que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos sobre o processo de certificação, mediante a divulgação do resultado das provas do Encceja Nacional, previsto para o mês de dezembro, a fim de descentralizar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, o processo de solicitação de certificação e Declaração de Proficiência para os candidatos participantes.

Em Sergipe estão credenciados pelo INEP a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura e o Instituto Federal de Educação de Sergipe. De acordo com coordenador do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Edson Aragão de Melo, percebe-se que o maior quantitativo de candidatos indicou a Seduc como instituição certificadora, visto que se torna necessário criar mecanismos de descentralização para solicitação dos documentos de certificação, possibilitando aos participantes, pincipalmente do interior do Estado, maior facilidade de acesso.

Em 2019, 40.422 candidatos se inscreveram para o Encceja em Sergipe. Deste total, 8.685 inscreveram-se para as provas de conclusão do Ensino Fundamental e 31.737, para as provas de conclusão do Ensino Médio. Desde 2017 que o Enem não é mais utilizado como instrumento de certificação para a conclusão do nível médio. Em substituição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), responsável pela oferta, disponibilizou à população o Encceja Nacional, nos níveis Fundamental e Médio.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019 às 15:00:00