Segunda-Feira, 01 de Março de 2021 às 13:15:00
Educação promove treinamento sobre sistema do Censo Escolar
A capacitação tem como público-alvo os técnicos de todas as Diretorias Regionais de Educação e os coordenadores municipais do Censo Escolar

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Informações Estatísticas (Sines), está promovendo no período de 1º a 5 de março um treinamento para os técnicos regionais, municipais e das escolas estaduais e privadas, sobre a utilização do Sistema Educacenso para esta segunda fase do Censo Escolar. Nesta segunda-feira, 1º de março, a capacitação foi realizada por meio do aplicativo Zoom, e teve como público-alvo os técnicos de todas as Diretorias Regionais de Educação e os coordenadores municipais do Censo Escolar. O treinamento se estende até a próxima sexta-feira, 5, e contará com a participação de técnicos novatos e veteranos, de acordo com um cronograma já definido.

Segundo a coordenadora estadual do Censo Escolar, Jucileide Aragão, que está ministrando a capacitação juntamente com a equipe estadual, essa segunda fase do Censo Escolar é o momento em que as escolas devem inserir no Sistema Educacenso as informações relativas ao fluxo escolar e os admitidos após, que ingressaram nas escolas depois da data base. As unidades de ensino deverão informar sobre os alunos aprovados, reprovados, transferidos, que deixaram de frequentar ou, até mesmo, se algum aluno faleceu durante o ano letivo de 2020.

O treinamento também visa orientar os técnicos sobre as novidades do Sistema Educacenso, como, por exemplo, a pesquisa do Inep "Resposta Educacional à Pandemia do Covid-19 no Brasil", em que todos os gestores escolares devem responder para que o Inep possa conhecer a realidade educacional no país durante a pandemia.

“Cada escola que declara o Censo precisa, neste momento, fazer a sua devolutiva sobre o rendimento e movimento dos alunos. Isso é muito importante porque, apesar de algumas pessoas considerarem que o Censo já foi realizado, esses resultados são colhidos para pesquisas e informações, como o fluxo de alunos, aprovação e reprovação, evasão escolar, entre outros, para que associado a tudo isso, possa ser feita a Busca Ativa daqueles que deixaram de frequentar”, explicou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Educação promove treinamento sobre sistema do Censo Escolar