Sexta-Feira, 05 de Março de 2021 às 16:00:00
Educação promove Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar das salas de inclusão
Atividades de formação será desenvolvidas a partir de segunda, 8, em ambiente virtual de aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizará no período de 8 a 15 de março, a Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar I e II. O curso será ministrado dentro do ambiente virtual da Seduc, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Moodle, com uma programação didática baseada em atividades assíncronas e síncronas que serão desenvolvidas em 10 módulos com carga horária de quatro horas cada.

A formação tem como objetivo qualificar os profissionais recentemente selecionados para atuação nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, com introdução aos temas fundamentais da Educação Especial, buscando proporcionar um maior entendimento sobre o assunto e auxiliar na construção de um sistema educacional inclusivo, equitativo e de qualidade.

“O Departamento de Educação, por meio do Serviço de Educação Inclusiva, mantém o compromisso em ofertar formações na área da Educação Especial com o objetivo de qualificar os serviços educacionais promovidos aos nossos estudantes públicos da Educação Especial. A promoção de formação para os profissionais de apoio I e II objetiva o aperfeiçoamento desse atendimento aos nossos estudantes”, declarou Ana Lúcia Lima, diretora do DED.

Ao todo, a formação contará com 153 cursistas. A programação didática incluirá webconferências, leituras de textos, vídeos, podcast, além de tarefas orientadas e voltadas para interação dos cursistas com os professores formadores. O curso é destinado a Profissionais de Apoio Escolar I e II da Rede Estadual de Ensino das salas de inclusão, ou seja, salas de Ensino Regular com matrícula de alunos público-alvo da Educação Especial, bem como para os técnicos de referência da Educação Especial das Diretorias Regionais de Educação.

O profissional de Apoio Escolar I presta apoio fora da sala de aula aos alunos com deficiência. Já o profissional de Apoio Escolar II faz a mediação pedagógica dentro da sala de inclusão a deficientes intelectuais e alunos com transtorno do Espectro Autismo.

“O curso visa qualificar o trabalho realizado por nossos profissionais de apoio escolar dentro das nossas unidades educacionais. O trabalho desenvolvido por eles nas escolas tem fundamental importância para que os nossos alunos, não apenas ingressem no sistema de ensino, mas também tenham todas as condições de participação e desenvolvimento educacional”, disse a professora Lilian Alves, coordenadora da Divisão da Educação Especial.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 05 de Março de 2021 às 16:00:00