Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022 às 16:15:00
Educação Profissional reúne professores e setor produtivo para debater potencialidades econômicas do Leste sergipano
Iniciativa vai percorrer todos os territórios com um movimento de intensificação do Ensino Profissionalizante de acordo com as potencialidades produtivas identificadas em cada região

Seguindo a programação do Encontro da Educação Profissional e Tecnológica com o Setor Produtivo, que prevê reunir e aproximar os setores produtivos com a Educação Estadual de todos os territórios sergipanos, o município de Japaratuba, no território do Leste sergipano, sediou o encontro com os empresários locais, profissionais da educação e estudantes na sede da Diretoria Regional de Educação 4, na última sexta-feira, 6.

O superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana, explica que a iniciativa vai percorrer todos os territórios com um movimento de intensificação do Ensino Profissionalizante de acordo com as potencialidades produtivas identificadas em cada região de Sergipe. “Pretendemos integrar o Ensino Profissionalizante e Tecnológico com o Ensino Médio e fazer o mesmo com as escolas que não são profissionalizantes, criando parcerias. Estamos aqui para debater como podemos fazer isso e, atualmente, fazemos isso em regime de colaboração com os municípios com o foco na descentralização”, relatou.

Maria Luiza Omena, diretora da DRE 4, contextualizou os participantes quanto às parcerias público-privadas ao longo dos anos no Brasil. Assim também destacou as parcerias no âmbito da gestão escolar a fim de oportunizar aos estudantes o ensino técnico e a inserção destes no mercado de trabalho. “É sobre essa parceria que queremos tratar neste encontro, uma parceria operacional e que seja de fato uma via de mão dupla que venha a fortalecer os dois lados envolvidos. Com esperança este será apenas o primeiro degrau que galgaremos nesta parceria de sucesso”, disse.

Na ocasião, a chefe do  Serviço de Educação Profissional (Sepro), Rivania Andrade, apresentou aos participantes a Política Estadual de Educação Profissionalizante e Tecnológica, bem como a importância da aproximação com o setor produtivo. De acordo com ela, a partir de 2006 a Educação Estadual iniciou as parcerias com unidades que ofereciam o Ensino Profissionalizante. De lá para cá, o desafio foi construir uma unidade de EPT por território. “Nós fizemos pesquisas para ouvir o setor econômico, as empresas e os estudantes. Nós vamos fazer o cruzamento dessas informações para obter uma análise das demandas de formação profissional de cada território, pois uma oferta de Educação Profissionalizante com qualidade acontece quando há um estreito diálogo com o setor produtivo”, relatou.

Nesse contexto, a pesquisadora Handresha da Rocha Santos compartilhou com os participantes o resultado de seu trabalho com a apresentação das potencialidades produtivas do Leste sergipano. Ela pontuou as atividades econômicas atualmente em voga em contrapartida daquelas atividades que não têm assessoria técnica para qualificar o serviço, como ocorre com o artesanato local. Por anos, os trabalhadores do Leste de Sergipe destacam-se no cultivo da mandioca, cana-de-açúcar e de aves, e atualmente o desenvolvimento econômico local está baseado na exploração de recursos minerais.

É na exploração de recursos minerais que atua a empresa MikTek Multi no território. O coordenador de Segurança do Trabalho na empresa, Francisco Prata, relatou a experiência a partir do recrutamento de estudantes da Rede Pública Estadual com formação no curso técnico ofertado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda Chagas.

“Nós trabalhamos a 500 metros de profundidade e desenvolvemos um projeto de reforma de conjuntos mineradores que fazem com que o potássio seja tirado das profundezas da terra para se transformar em riqueza aqui em cima. É um trabalho que requer muita atenção, profissionalismo e, acima de tudo, que deve ser feito com muita segurança. Nós acreditamos nessa parceria que foi criada por Jeruza Magali, diretora da unidade profissional Gov. Marcelo Déda, pois iríamos conseguir trazer esses profissionais tão importantes para nossa cidade e nosso estado, a fim de agregar valor ao nosso trabalho e assim tem sido, pois eles se destacam na equipe”, mencionou.

A estudante Lilyan Barbosa, que cursa Segurança no Trabalho no Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda Chagas, esteve presente ao evento para conhecer mais sobre o curso, já que iniciou recentemente em meio à pandemia da Covid-19. “Esse encontro é muito importante porque, além do Ensino Médio, posso conseguir um trabalho também. Aqui podemos ouvir um pouco de como é o trabalho na prática, porque com as aulas durante a pandemia ficou difícil”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022 às 16:15:00