Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2020 às 14:30:00
Educação do Estado inicia ação itinerante para mostrar oferta de serviços
Projeto “DED Itinerante” leva às equipes gestoras informações sobre oferta de serviços

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Departamento de Educação (DED), iniciou na quinta-feira(30), o “DED Itinerante”, ação que tem como objetivo levar aos gestores e equipe diretiva das escolas informações sobre os serviços prestados pelo Departamento de Educação. A ação será realizada em todas as Diretorias Regionais de Educação. No primeiro dia foi a vez da Grande Aracaju (DRE-8), cuja participação das equipes gestoras foi dividida em dois dias, tendo continuidade nesta sexta-feira, 31, no Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto de Lima, em Nossa Senhora do Socorro.

Os gestores e coordenadores das escolas passaram por 12 estações (salas de aula), de acordo com o nível de ensino e modalidades oferecidas, onde em cada estação foram realizados estudos de acordo com as ações, programas e projetos desenvolvidos e coordenados pelo Departamento de Educação.

“O Planejamento Estratégico do Estado para a área da Educação apresenta metas relacionadas ao acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes e à implementação do Currículo de Sergipe que precisam da cooperação de todos para serem alcançadas. Nesse sentido, todas as ações, programas e projetos desenvolvidos e coordenados com a participação efetiva do Departamento de Educação são objeto de estudo formativo em nossas Estações. Nosso objetivo com o DED Itinerante é a integração e o fortalecimento das nossas diretorias e escolas para desenvolvermos um ano letivo promissor”, explicou a diretora do DED, Ana Lúcia Lima Rocha.

Para a assessora do DED, Jociela Barboza, o foco é a motivação das equipes gestoras. “Esse é o momento do início do ano letivo nas escolas e planejando para fazer um ano diferenciado. Temos indicadores, metas a serem alcançadas, e a gente só consegue atingir os objetivos do Estado se viermos ao chão da escola, pois aqui é onde tudo é construído. Queremos motivar, apresentar os serviços que o DED oferece, a proposta desse ano, quais são os nossos focos, para que, juntos, possamos estar alinhados e ter uma boa colheita no final”, disse.

Oportunidade

Os gestores e coordenadores das escolas que participaram do DED Itinerante nesta sexta-feira(31), destacaram que essa é uma oportunidade de trocar conhecimentos e esclarecer dúvidas. Foi o caso de Joelson Marques Bomfim, diretor do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro. “Por mais que já tenhamos participado de reuniões gerais, essa é uma oportunidade de tirar dúvidas, pois não é todos os dias que podemos estar lá na Seduc. Ter alguns membros da nossa equipe aqui é bem esclarecedor”, disse.

O evento contou ainda com a participação de uma aluna do Ensino Médio em Tempo Integral, que deu o seu testemunho sobre a importância do acolhimento. “O acolhimento é um processo que vai fazer o aluno perceber que ele é muito importante no âmbito escolar. Ele vai receber um sorriso de um professor ou de um gestor, e vai se sentir importante. Por isso é importante a equipe diretiva das escolas saberem a importância do acolhimento, porque é uma troca, eles também serão acolhidos pelos alunos”, declarou Sirley Mendonça de Jesus, aluna do 3º ano do Centro de Excelência Dr. Edelzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima.

Maria Nazaré dos Santos, coordenadora do Colégio Estadual Professor José Barreto Fontes, elogiou a iniciativa. “O DED Itinerante nos abre a possibilidade de conhecer mais, tirar dúvidas e encaminhar melhor os nossos trabalhos, já que estamos iniciando o ano letivo. Para mim, que estou iniciando agora nessa função”, declarou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Educação do Estado inicia ação itinerante para mostrar oferta de serviços