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Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020 às 11:00:00
Educação apresenta edição especial da Revista Espie
Revista digital já está disponível e traz série de práticas que rompem com o cotidiano e as metodologias tradicionais de ensino

A sexta edição da Revista Espie! já está disponível e destaca as ações criativas aplicadas pelos professores da rede estadual durante as aulas não presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Criado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o periódico, que é veiculado na versão digital, nasceu com o intuito de dar visibilidade às iniciativas dos educadores sergipanos, sendo uma vitrine de práticas que rompem com o cotidiano ou mesmo com as metodologias tradicionais de ensino. Os interessados podem conhecer as práticas exitosas acessando o endereço eletrônico:https://seduc.se.gov.br/revista_espie.asp

Relatando os desafios do período de quarentena, os professores foram convidados pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seads), a partir de edital, a falar sobre suas experiências no fazer pedagógico com as limitações do distanciamento social. Além dos relatos, a revista traz ainda dois artigos de autores de fora do estado: o texto de abertura assinado pela Coordenação Nacional de Escolas Associadas da Unesco no Brasil e os desafios do programa de intercâmbio internacional English Immersion Program, da Embaixada Americana no Brasil, parceira da Seduc, por meio das experiências de Márcia Mizuno, especialista sênior do Programa de Educação e Cultura na Embaixada dos Estados Unidos.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a revista evidencia o brilhante papel que os professores sergipanos vêm desempenhando na manutenção das aulas não presenciais. “São profissionais que neste momento de pandemia têm sido ainda mais protagonistas e capazes de redescobrir-se formadores de um novo contexto de ações que contagiam e se transformam em projetos atuais, não convencionais, pautados na Educação Pública de qualidade para todos que persistem neste caminho. Todos esses relatos contidos na presente edição são apenas alguns dos que a Rede Estadual vem desenvolvendo, mas que nos motivam e nos mostram que é possível não desistir da Educação, mesmo diante de uma pandemia”, salientou o gestor estadual.

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, acredita que os relatos possam servir de complemento aos conhecimentos dos professores que acessarem o conteúdo da revista digital. “São dicas e práticas que mostram resultados efetivos nas unidades onde tais práticas têm sido realizadas e que podem ser disseminadas em outras unidades escolares. Trata-se de uma grande oportunidade de troca de experiências, em que a voz do professor é o diferencial, capaz de motivar a formação de colegas e inspirar as comunidades envolvidas no processo educacional”, disse.

Já a professora Eliane Passos, diretora do Dase, explica que a edição especial da Revista Espie! surge com a finalidade de dar palavra e imagem aos professores e professoras que desempenham suas atividades de maneira inovadora. “Precisamos partilhar boas práticas, e a partir dessa partilha, inspirar e estimular aqueles que querem ressignificar sua atuação. Nosso objetivo é mostrar o que de bom e transformador está acontecendo; e ninguém melhor do que nosso professor para contar”, declarou.

Inovação e criatividade

Dentre as ações apresentadas estão: Programa Espaço Enem: reconfigurações para uma nova realidade na educação, de Fabiano Batista de Oliveira;  Ser(tão) ciência: iniciação científica em tempos de pandemia, da professora Lark Soany Santos; Práticas pedagógicas remotas no C.E. Santos Dumont, do professor Jeferson Menezes dos Santos; Projeto Atheneu ONU: A educação pública e o seu poder de transformação em um contexto de distanciamento social, dos professores Yuri Norberto Pereira Silva e Ronney Marcos Santos; Caminhos pedagógicos para aulas remotas em meio à pandemia, da professora Patrícia Fernanda Andrade; Estratégias de ensino-aprendizagem a distância do C.E. Leandro Maciel, do professor Tadeu Antônio Silva Sales; O professor e seu processo de ressignificação das práticas pedagógicas, da professora Maria Isabella Batista; e Experiências pedagógicas não presenciais no C.E. Joana de Freitas Barbosa, da professora Josineide dos Santos.

A revista também traz uma lista com indicações de séries, filmes, livros, podcasts e outras mídias com conteúdos relacionados à pandemia e às áreas de conhecimento do ensino regular.

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Educação apresenta edição especial da Revista Espie
Revista digital já está disponível e traz série de práticas que rompem com o cotidiano e as metodologias tradicionais de ensino
Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020 às 11:00:00

A sexta edição da Revista Espie! já está disponível e destaca as ações criativas aplicadas pelos professores da rede estadual durante as aulas não presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Criado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o periódico, que é veiculado na versão digital, nasceu com o intuito de dar visibilidade às iniciativas dos educadores sergipanos, sendo uma vitrine de práticas que rompem com o cotidiano ou mesmo com as metodologias tradicionais de ensino. Os interessados podem conhecer as práticas exitosas acessando o endereço eletrônico:https://seduc.se.gov.br/revista_espie.asp

Relatando os desafios do período de quarentena, os professores foram convidados pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seads), a partir de edital, a falar sobre suas experiências no fazer pedagógico com as limitações do distanciamento social. Além dos relatos, a revista traz ainda dois artigos de autores de fora do estado: o texto de abertura assinado pela Coordenação Nacional de Escolas Associadas da Unesco no Brasil e os desafios do programa de intercâmbio internacional English Immersion Program, da Embaixada Americana no Brasil, parceira da Seduc, por meio das experiências de Márcia Mizuno, especialista sênior do Programa de Educação e Cultura na Embaixada dos Estados Unidos.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a revista evidencia o brilhante papel que os professores sergipanos vêm desempenhando na manutenção das aulas não presenciais. “São profissionais que neste momento de pandemia têm sido ainda mais protagonistas e capazes de redescobrir-se formadores de um novo contexto de ações que contagiam e se transformam em projetos atuais, não convencionais, pautados na Educação Pública de qualidade para todos que persistem neste caminho. Todos esses relatos contidos na presente edição são apenas alguns dos que a Rede Estadual vem desenvolvendo, mas que nos motivam e nos mostram que é possível não desistir da Educação, mesmo diante de uma pandemia”, salientou o gestor estadual.

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, acredita que os relatos possam servir de complemento aos conhecimentos dos professores que acessarem o conteúdo da revista digital. “São dicas e práticas que mostram resultados efetivos nas unidades onde tais práticas têm sido realizadas e que podem ser disseminadas em outras unidades escolares. Trata-se de uma grande oportunidade de troca de experiências, em que a voz do professor é o diferencial, capaz de motivar a formação de colegas e inspirar as comunidades envolvidas no processo educacional”, disse.

Já a professora Eliane Passos, diretora do Dase, explica que a edição especial da Revista Espie! surge com a finalidade de dar palavra e imagem aos professores e professoras que desempenham suas atividades de maneira inovadora. “Precisamos partilhar boas práticas, e a partir dessa partilha, inspirar e estimular aqueles que querem ressignificar sua atuação. Nosso objetivo é mostrar o que de bom e transformador está acontecendo; e ninguém melhor do que nosso professor para contar”, declarou.

Inovação e criatividade

Dentre as ações apresentadas estão: Programa Espaço Enem: reconfigurações para uma nova realidade na educação, de Fabiano Batista de Oliveira;  Ser(tão) ciência: iniciação científica em tempos de pandemia, da professora Lark Soany Santos; Práticas pedagógicas remotas no C.E. Santos Dumont, do professor Jeferson Menezes dos Santos; Projeto Atheneu ONU: A educação pública e o seu poder de transformação em um contexto de distanciamento social, dos professores Yuri Norberto Pereira Silva e Ronney Marcos Santos; Caminhos pedagógicos para aulas remotas em meio à pandemia, da professora Patrícia Fernanda Andrade; Estratégias de ensino-aprendizagem a distância do C.E. Leandro Maciel, do professor Tadeu Antônio Silva Sales; O professor e seu processo de ressignificação das práticas pedagógicas, da professora Maria Isabella Batista; e Experiências pedagógicas não presenciais no C.E. Joana de Freitas Barbosa, da professora Josineide dos Santos.

A revista também traz uma lista com indicações de séries, filmes, livros, podcasts e outras mídias com conteúdos relacionados à pandemia e às áreas de conhecimento do ensino regular.