Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2022 às 14:45:00
Editora do Governo publica ‘Rochinha-decano da humildade’
O evento acontece nesta segunda-feira, dia 07, no Museu da Gente Sergipana

O advogado José Francisco da Rocha, conhecido como Rochinha, será homenageado em livro escrito por Antônio Camilo e publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise). O lançamento acontece nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju (SE).

‘Rochinha – Decano da humildade’, é uma obra com técnica biográfica diferenciada, pois traz a participação ativa do biografado, no intuito de demonstrar a notável lucidez do quase centenário decano, bem como depoimentos diversos de familiares, amigos e personalidades da cena jurídica, política e social do nosso Estado.

Para Antônio Camilo, escrever a biografia de José Francisco da Rocha foi indubitavelmente um grande presente. “Tenho a felicidade de gozar da amizade do biografado desde a tenra idade”. Durante um ano, Camilo realizou para a confecção do livro 54 entrevistas, além de ter visitado locais que foram frequentados por Rochinha.

O professor emérito da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Fontes Freitas, na apresentação do livro, lembra que Rochinha dentre as várias atuações maçônicas, foi o grande responsável pela reaproximação da Igreja Católica e a Maçonaria, levando o então Bispo Auxiliar de Aracaju Dom Luciano José Cabral Duarte a fazer, de forma legitimada pelo Vaticano, uma brilhante palestra para o povo maçônico de nosso estado, na Loja Capitular Cotinguiba, onde e quando se formalizou um convênio de ação conjunta para implantação de novas metas de trabalho dentro do programa pioneiro de reforma agrária, época. Em execução pela Igreja Católica no interior sergipano.

Rochinha

José Francisco da Rocha,nasceu em 7 de novembro de 1926, na cidade de Cedro de São João (SE), fruto da união de Juvenal Francisco da Rocha e Maria da Conceição Rocha. Ainda criança foi com os pais residir na cidade de Japaratuba (SE), depois passou a se aluno interno do Colégio Salesiano.
Ainda muito jovem, começa a trabalhar como comerciário, para ajudar a pagar os estudos. Depois trabalhou como securitário, foi quando em 1949 se casou com Ana de Aguiar Rocha, com quem teve cinco filhos. Cursou Contabilidade e Direito, vindo a ser formar em 1956, fez concurso e trabalhou no  Banco do Brasil, onde exerceu o cargo de assessor jurídico até se aposentar. Paralelamente advogou, destacando-se como um dos grandes profissionais de Sergipe.

Antônio Camilo

Marco Antônio Camilo dos Santos nasceu em 02 de maio de 1963, em Aracaju, filho de Maria Consuelo Camilo dos Santos e Juarez Camilo dos Santos. É poeta, conista, contista e biógrafo; advogado, pósgraduado em Direito Penal e Processo Penal; ex-funcionário do Banco do Brasil, agraciado em 1995 com um Prêmio Nacional de Cidadania concedido pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; analista judiciário em direito do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJ/SE, onde integrou a Consultoria de Licitações e Contratos por 11 anos e presidiu a Comissão Permanente de Licitação durante 10 anos, encontra-se atualmente na Divisão de Apoio Remoto às Unidades Jurisdicionais, órgão vinculado ao gabinete da presidência do TJ/SE; primeiro coordenador leigo no Brasil da Famiglia del Cuore Immacolato di Maria (2017-2019); membro fundador da Academia Literocultural de Sergipe e membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Editora do Governo publica ‘Rochinha-decano da humildade’